A RESTAURAÇÃO DE DEUS - PARTE XII

A PORTA DAS OVELHAS

 

Vimos anteriormente à restauração do testemunho do Senhor no que diz respeito ao muro e as portas da cidade de Jerusalém. A restauração do muro e das portas da cidade nos mostra claramente todo processo de Deus hoje com a sua Igreja, que é santificar a Cristo como Senhor e cabeça do Corpo da Igreja e de convergir, centralizar tudo nEle. Como vamos ver na restauração das portas da cidade de Jerusalém, todas elas representam Cristo a ser edificado, e algo de Cristo para ser levado ao mundo. Também aquilo que não é de Cristo ser tirado do meio da Igreja.

Como vimos, Deus tem outro propósito também na restauração do muro e das portas que é proteger o seu povo dos ataques do inimigo, porque há um inimigo feroz andando ao derredor (I Pd. 5.9). Mas o propósito principal de Deus quanto à restauração do testemunho do Senhor no que diz respeito ao muro não é barrar o inimigo, mas a edificação da Igreja através do seu Filho. A restauração é uma edificação, e a edificação é que vai servir automaticamente de proteção.

O muro é Cristo, e as portas também são, pois Ele é a nossa santificação, como também o nosso escudo e segurança. Conhecendo a Ele somos libertos, somos santificados, somos transformados de glória em glória pelo seu Espírito; conformados à sua imagem. Ele também é a nossa armadura, o guarda de Israel, o Senhor que batalha por nós e que já venceu o inimigo. Verdadeiramente temos uma cidade forte, porque Cristo é o nosso muro e o nosso antemuro, a nossa salvação (Isa. 26.1), como também a porta que entramos, saímos e achamos pastagens.

Por isso a primeira porta que foi restaurada no muro de Jerusalém, no livro de Neemias é a porta das ovelhas: "E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel" Neemias 3.1-2.

Vemos que esta porta começou a ser restaurada pelo sumo sacerdote Eliasibe e seus irmãos sacerdotes. Vemos aqui Deus restaurando o testemunho do Senhor colocando Cristo à frente sempre, como o nosso Sumo Sacerdote, e os seus irmãos, que também são sacerdotes no trabalho de restauração juntamente com Ele. Com isso Deus está restaurando também, como era no princípio, o ministério sacerdotal. O nome Eliasibe quer dizer 'Deus restaura'.

Esta porta ficava entre duas torres, a de Meá e a de Hananel. Meá quer dizer um cento, e Hananel quer dizer 'Deus tem sido gracioso'. Muito sugestivo. A porta das ovelhas nós já sabemos quem é, pois Jesus falou sobre ela em João capítulo 10, nos versos 7 e 9 dizendo: "Eu sou a porta das ovelhas..., quem entrar por mim salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens". Juntando a porta com as duas torres temos a revelação que o Senhor é à porta da salvação para as ovelhas, e Ele é 100% gracioso, e a salvação do nosso Senhor também é 100% por Graça.

Outra coisa preciosa nesta porta é que das dez portas ela é a única que não tem tranca nem ferrolhos. Todas as outras tinham trancas, mas a porta das ovelhas não possuía tranca. Isto nos ensina que apesar da cidade ter um muro de separação, separando o santo do profano e o vil do precioso; separando um reino de outro reino e também para deter o inimigo, a Igreja do Senhor tem uma porta aberta para todo aquele que crer e entrar por Cristo, pela porta das ovelhas.

A Igreja do Senhor não tem porteiros e não têm trancas, somente guardas. A dos fariseus tinham os que não entravam e os que não deixavam entrar, mas na Igreja de Cristo não. Ela é uma Casa de Oração para todos os povos. Ela se abriu e permaneceu aberta para todos os homens; homens de toda a tribo, língua, povo e nação. Ela é como as portas da nova Jerusalém que nem de dia, nem de noite se fecharão (Apoc. 21.25).

O aspecto prático da Pessoa de Cristo, como a porta das ovelhas que não tem ferrolhos nem tranca, é o seu coração inclusivo. Ele é a porta que sem distinção fez entrar homens e mulheres, escravos e livres, bárbaros e citas, para ser um com Ele (Gálatas 3.28). Por Ele, pela porta das ovelhas, entraram toda classe de homens: de renome e as que são consideradas escória, ricos e pobres, sãos e doentes, religiosos e descrentes. Todos que creram e entraram, saíram e acharam pastagens. Todos encontraram lugar.

Um exemplo claro disso estava entre os que foram chamados por Jesus. Um deles, Mateus, era da pior classe de publicanos (Lucas 5.27). Uma classe odiada pelos judeus. O outro, Natanael, que era um verdadeiro israelita onde não havia dolo (João 1.47). Esta porta, como no templo de Israel, é a primeira que deve ser restaurada na Igreja do Senhor. Não em teoria, nem por doutrina, mas de fato e em verdade. Caso esta porta não seja restaurada primeiro, não diferenciaremos em nada dos fariseus. Quanto a isto o Senhor nos diz: "Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus" Romanos 15.7.

Os guardas eram colocados nesta porta não para barrar as ovelhas, mas para impedir que qualquer coisa que não fosse ovelha tentasse entrar por ela. O verdadeiro guarda barra as outras coisas, mas nunca as ovelhas. Esta porta também nos mostra que ninguém pode entrar para viver com Deus, na presença do próprio Deus se não entrar por Cristo. Ele como o Cordeiro de Deus também entrou por ela, se deu a si mesmo por nós, para que por Ele agora possamos ter total acesso a Deus. Ele é a porta estreita e o caminho estreito que conduz à vida (Mt. 7.14).

Ele é a porta por onde entramos e saímos como Jesus mesmo disse. Nesta palavra de Jesus vemos dois sentidos desta porta das ovelhas. A primeira delas é que Ele como a porta estava dizendo da sua morte e ressurreição. Quando Ele foi pregado na cruz e levantado da terra, Ele nos atraiu no seu corpo (Jo. 12.32). Entramos nEle pelo seu poder para participarmos da sua morte. Fomos batizados na sua morte (Rom. 6.3), para que quando Deus ressuscitasse a Jesus dentre os mortos, nos fizesse sair por Ele para uma nova vida (Rom. 6.4).

Entramos e saímos por Ele e achamos pastagens. Esta porta não tem ferrolhos nem trancas porque Ele morreu por todos. Todos que crêem nEle tem acesso por esta porta que conduz à vida. A graça de Deus, isto é, 100% da graça de Deus, se manifestou salvadora a todos os homens (Tt. 2.11). Esta porta estará sempre aberta para todo aquele que quiser entrar por ela, só não pode tentar entrar por outra porta, porque todas elas estarão trancadas. Como vamos ver a seguir, não há fechadura para o lado de fora das outras portas. E se alguém quiser subir por outra parte será considerado ladrão e salteador (Jo.10.1).

O segundo aspecto desta porta é que para as suas ovelhas, ela está sempre aberta para entrar e sair. Não que saímos da Igreja como figura da cidade, mas como muitos encontraram alimento no Egito, pois Deus os levou para lá dando fome em Canaã, nós também somos alimentados no mundo, através da vida ainda neste mundo. É que nós achamos que só somos alimentados na Igreja, mas não. Como Deus mostrou por Abraão, Isaque, Jacó, Israel e o próprio Jesus, o Senhor nos pastoreia no mundo também, e nos dá pastos e águas lá, e não somente na Igreja.

Somos levados pelo nosso pastor aos vales, aos montes, e pastoreados por Ele lá. Muitos de nós pensamos assim: 'Ah! Quando me aposentar vou servir ao Senhor totalmente'. Imagine se o Senhor tivesse que esperar nós nos aposentarmos para servi-lo! Não, um jovem já cuida das coisas do Senhor em como há de agradar o seu Senhor. Os casados cuidam das coisas do mundo também (I Cor. 7.33). O Senhor nos alimenta espiritualmente onde estivermos, seja em nossa casa, em nosso trabalho, em nossos negócios, em qualquer lugar no mundo. O mundo só nos impede de crescer espiritualmente se o amarmos, se deixarmos que as suas seduções sufoquem a Palavra (Luc. 8.14).

O Senhor nos dá descanso e nos ensina também fora, isto é, nos alimenta espiritualmente também no mundo. Por isso esta porta está sempre aberta, não só para entrarmos por ela, mas também para sairmos por ela e acharmos pastagens. Não podemos nos reclusar na Igreja achando com isto que só encontramos algo espiritual lá. A benção é o Pastor, e andamos com Ele por onde quer que Ele vá. Se Ele entra, entramos com Ele, se Ele sai, saímos com Ele. Ele nunca nos deixa e nunca nos desampara, nada nos faltará. Ele está sempre conosco, até a consumação dos séculos.

Mas há outro aspecto precioso também desta porta. A porta das ovelhas é que entravam as ovelhas que eram levadas para o sacrifício. Jesus entrou por ela primeiro, quando entrou montado num jumentinho, para depois ser sacrificado. Esta porta também significa outro aspecto de quem entra para a Igreja, a de que somos entregues todos os dias como ovelha para o matadouro (Rom. 8.36). Viver como Igreja é constantemente andar negando a si mesmo, tomando cada dia a sua cruz e segui-lo (Lc. 9.23). O cabrito esperneia e grita quando vai morrer, mas a ovelha não. Não devemos espernear nem gritar porque temos sido levados para a morte, pelo caminho da cruz, mas dar graças de sermos chamados para isto, para dar a vida pelos irmãos (I Jo. 3.16).

João em seu evangelho cita certos aspectos de Jesus que os outros evangelhos não citam. No capítulo 5 de João, um pouco antes de explicar a sua missão, ele curou um paralítico no poço de Betesda. Este poço, como diz o verso 2, ficava próximo à porta das ovelhas. Mas este paralítico não foi a Jesus para ser curado, mas esperava ser curado pelas águas agitadas por um anjo (v. 4). Betesda quer dizer 'Lugar ou Casa de Misericórdia'. Isto nos ensina que a porta das ovelhas é 100% graça de Deus, mas antes de entrarmos pela porta das ovelhas, já encontramos Jesus em Betesda, um lugar de misericórdia, a qual não depende de quem quer, nem de quem corre, mas de Deus usar da sua misericórdia (Rm. 9.15-16).

Isto nos ensina que antes de entrarmos pela porta das ovelhas, até mesmo como aquele homem que jazia 38 anos procurando em águas agitadas e não conseguia o que buscava, o Senhor foi a ele para buscá-lo por sua mão misericordiosa. O paralítico não o buscava, como nós tampouco, mas Ele veio a nós com a sua mão misericordiosa e nos curou, e nos levou para dentro pela porta das ovelhas, a sua salvação e Vida. Aleluia! O trono de Deus há muita graça, 100% graça, mas para acharmos graça, temos que primeiro alcançar misericórdia (Hb. 4.16), em tempo oportuno. A porta das ovelhas é baixa e não alta; não se entra com altivez. Continua...

 

Obs: Amados irmãos, não deixem de ler os versículos acima citados entre parêntesis, porque eles são a parte mais importante desta meditação. Não é o texto escrito que tem valor, mas a Palavra de Deus. Ela é que é viva e eficaz. O texto é como Esdras fez, para dar sentido ao que estamos falando. O sentido é nosso, mas a Palavra é de Deus. Amém.

Retornar