O REINO DOS CÉUS

Este é um ensino muito precioso e imprescindível para a Igreja de Deus. Isto é o cumprimento daquilo que Jesus disse aos apóstolos em João 16.13: "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras". O Espírito tem nos conduzido por toda a verdade, e agora nos traz um ensinamento muito precioso sobre os dias vindouros.

Sempre que colocarmos a nossa compreensão, e a mente natural nas coisas de Deus, ela irá nos impedir de compreendermos as coisas do Espírito de Deus, porque os pensamentos de Deus não são os nossos, nem os caminhos de Deus. Eles são muito mais altos que podemos imaginar ou pensar com nossa mente finita. Todo aquele que nasceu do Espírito, tem a mente de Cristo, e, portanto, pode discernir bem todas as coisas, e ouvir o que o Espírito diz à Igreja.

Peço em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo que você não faça a leitura deste artigo com um espírito crítico, mas o faça com oração, porque dou testemunho que mesmo sendo ministrado pelo Espírito, resisti a sua voz várias vezes sobre este assunto, por colocar minha compreensão acima das Escrituras. Falei do que não entendia, coisas que eram demasiadamente maravilhosas e que eu não compreendia. Deus me perdoe por encobrir o Seu Conselho sem entendimento. Mas quem pode resistir Àquele que é profundo em riquezas, tanto em sabedoria como em conhecimento? Quem jamais penetrou na mente do Senhor para que possa instruí-lo? Ninguém. Receba a Palavra em vós implantada, porque ela é poderosa para salvar a tua alma (Tiago 1.21).

A partir do momento que nascemos de novo, o Espírito dentro da sua escola e crescimento espiritual irá nos revelar sobre o reino. Nascemos para ver e entrar neste reino (Jo. 3.5). Uma vez nascidos precisamos crescer como sacerdotes e reis os quais fomos feitos e comprados pelo sangue do nosso Senhor (Apoc. 5.9-10). Depois do evangelho da graça, a qual nos revela a obra salvadora de Cristo na sua morte e ressurreição, o Espírito trará ao nosso conhecimento o evangelho do reino; as boas notícias do qual nos fala do reino do nosso Senhor, que será nesta terra por mil anos.

Deus nos ensina amplamente em Sua Palavra a diferença entre o Reino dos céus e o Reino de Deus. O Reino de Deus compreende tudo aquilo que está no governo absoluto de Deus, já o Reino dos céus, apesar de estar também sujeito ao Reino de Deus, pertence a Pessoa de Jesus Cristo, e ao seu reino nesta terra. O reino dos céus na terra. O Reino de Deus pertence ao trono de Deus, e o Reino dos céus pertence ao trono de Jesus Cristo que está sujeito ao Pai. Quanto ao Reino de Deus a Escritura nos diz: "O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo" Salmos 103.19. Já o Reino dos céus chegou por Jesus, pois ele mesmo disse: "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" Mateus 4.17.

Quanto ao Reino dos céus ser o trono que o Pai deu a Jesus e o tempo dele reinar aqui na terra encontramos as Escrituras dizendo: "Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e assentei-me no trono com meu Pai" Apoc. 3.21. Em I Coríntios 15 dos versos 24 a 28, nos mostra claramente estes dois Reinos quando diz: "Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte. Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos".

Deus sempre esteve reinando desde antes da fundação do mundo, mesmo no tempo em que a morte reinou neste mundo (Romanos 5.17), mas este mundo esteve sobre o domínio, subjugado àquele que tinha o império da morte, isto é, o Diabo (Hebreus 2.14). Mas a partir de Jesus Cristo, foi instituído neste mundo o Reino dos céus. Quando entramos no Reino de Deus pelo novo nascimento, somos transportados do império das trevas, para o Reino do Filho do seu amor, isto é, para o Reino dos céus (Colossenses 1.13). Este Reino dos céus teve o início com a primeira vinda de Cristo, e terá um fim, quando o Reino milenar de Cristo se encerrar, e Ele tiver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo o poder, como também a morte. O Reino de Deus compreende todo o governo do Pai sobre todas as coisas, e o Reino dos céus, aquele a qual Jesus Cristo reina.

Quando Jesus veio a este mundo só Ele estava no reino dos céus. Só Ele era governado por este reino. Então Ele trouxe o reino dos céus para nós, mas não com uma aparência exterior, nem mesmo de um lugar. A sua promessa é que este reino estaria em nós. Um reino só existe caso exista um rei. Em nós o que reinava era o pecado. Quando Nicodemus, no capítulo 3 do evangelho de João pergunta ao nosso Senhor como poderia acontecer o novo nascimento, pois Jesus lhe tinha dito que não era um nascimento físico, mas espiritual, Jesus lhe disse que era necessário primeiro Ele ser levantado da terra, como Moisés levantara aquela serpente no deserto. O nosso novo nascimento se deu na morte e na ressurreição de Jesus (I Pedro 1.3).

Então quando cremos e confessamos ao Senhor, o Espírito nos gera de novo, e nos faz reinos e sacerdotes para Deus. Cristo Jesus o rei passa a viver dentro de nós cumprindo a sua Palavra que o reino de Deus estará dentro em vós. Agora não mais só nEle, mas agora também em nós. Mas o reino deste mundo ainda está sobre o governo do Satanás. O mundo jaz no maligno (I Jo. 5.19). Mas um dia, no dia que o Pai preparou para a sua glória, o reino deste mundo passará a ser do Senhor e do seu Cristo (Apoc. 11.15). O reino de Deus que estava somente em Cristo agora também está nos filhos de Deus. A princípio em Cristo, depois sobre a vida daqueles que são regenerados, e em breve sobre este mundo, por mil anos, como diz as Escrituras: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos" Apocalipse 20.6.

Retornar