O Testemunho do Remanescente

 

F.G. Patterson (1870)

 

"Quem despreza o dia das coisas pequenas?" Zc. 4: 10.

O testemunho que o povo do Senhor é chamado a manter nestes últimos dias tem um caráter duplo.

Primeiro: - a unidade da Igreja - o corpo de Cristo - constituído pela presença pessoal do Espírito Santo, enviado do céu no dia de Pentecostes, e,

Segundo: - O caráter de um remanescente que surgira a partir da degradação e devastação em que a Igreja caiu, esses darão este testemunho com o propósito de servir e se dedicar de coração ao Senhor.

Para entendermos isso desejo chamar a sua atenção, e mostrar a partir das Escrituras algumas das características que distinguem os fiéis ao longo do tempo, em períodos de decadência a partir do primeiro chamado de Deus, ou marcados os caminhos das pessoas que tipificam ou personificam um remanescente em dias de fracasso e ruína. Eles oferecem muita instrução e exemplo, bem como aviso, para aqueles que agora através da misericórdia ocupam este lugar e ainda são profundamente abençoados.

Encontraremos outra característica, também, de interesse marcado e doloroso, ou seja, como logo veio à falha, após os primeiros esforços de fé, que os livrou da corrupção, e voltaram para uma posição divina. Infelizmente, o homem falha - não em todos os sentidos. Ainda não há nenhuma falha que pode quebrar a ligação da fé com o poder de Deus, e as mais brilhantes exposições de fé são sempre encontradas onde tudo é mais escuro. Isso não é para nos servir de confusão. Nós nunca podemos lidar com o mal que entra, deixando de voltar aos princípios. Em nenhum lugar encontramos tais injunções fortes para mantê-los rapidamente como quando todos os mais escuros caminhos, e falhas nos são mais evidente.

Paulo nos mostra esse testemunho em 2 Timóteo: "Conserva o modelo das sãs palavras". "Seja forte na graça que há em Cristo Jesus." "Continua com as coisas que tens aprendido e foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido", e etc. Paulo serviu as igrejas de maneira muito adequada. A Gideão deve primeiro derrubar o altar de Baal antes de "Abi-ezer" e muitos poderiam seguir o seu testemunho. Um monte de pessoas pode pregar coisas verdadeiras aos que estão perto de si, mas sem o poder de Deus, por isso Paulo disse aos Corintos : "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;" (I Coríntios 2 : 4). É claro que é preciso primeiro ter sido chamado por Deus e aceito por Ele; e assim esse remanescente, é o retorno aos princípios originais, quando tudo havia se perdido, ou seja, o lugar divino do testemunho.

Eu acho que o primeiro remanescente a ter esse caráter, é Calebe e Josué.

Quando Deus desceu para libertar Israel do Egito, Ele anunciou seu propósito a Moisés em Êxodo 3:8: "Eu desci para o livrar da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel. " Aqui era o propósito claramente enunciado. Nem uma palavra sobre o "deserto grande e terrível", que ficava entre esse lugar. Eles foram chamados pelo Senhor para agir com fé, e eles pediram que alguns fossem enviados para espiar a terra. Para isso, o Senhor concordou, ordenando que doze homens - de cada tribo um homem - (veja Números 13; Dt 1) subissem. Entre eles estavam "Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num." Os espiões voltaram com um relatório positivo da terra, mas dez deles trouxe a incredulidade ao coração de Israel e manifestaram os seus próprios medos.

Neste momento crítico que encontramos Israel escapando da chamada do Senhor, e as palavras de derrotas foram, então : "Vamos levantar um capitão, e voltemos para o Egito." Eles "desprezaram" a terra aprazível! Aqui um desses dois homens fiéis - homens de "espírito diferente" - que tinha "perseverado em seguir ao Senhor Deus de Israel," calaram o povo com suas palavras, "Se é o prazer do Senhor em nós, então Ele vai nos trazer para esta terra, e no-la dará, terra que mana leite e mel; "Ele" fará. Esse é o "chamado e o propósito de Jeová, neste momento crítico.. Israel assim teve que voltar e andar por quarenta anos no deserto, até que todos os homens de guerra morressem para que saíssem do Egito. Eles também tiveram que acompanhá-los na sua dor e fadiga, mas não em seus pecados. O único testemunho que vemos ali entre os israelitas nesse período é o testemunho de Moisés e Josué que "perseveraram em seguir ao Senhor." (Josué 14:8-14)

Em Ruth temos uma imagem do que um remanescente deve ser. Sua história nos mostra o dia escuro da ruína de Israel no momento em que os juízes governaram; Israel se tornou totalmente infiel à sua vocação, e os filisteus devastaram a terra do Senhor, e cada um fazia o que parecia reto aos seus próprios olhos (Juízes 21:25). As primeiras associações da moabita pobre com Noemi mostram os dias de sua prosperidade e alegria de coração. Mas o dia escuro veio a Noemi, a viúva de Israel - uma viúva de coração - Noemi (agora se tornou "Mara" - "Amarga",) e assim depois das perdas ela se estabeleceu retornou à terra de Israel. As suas alegrias e amizades se foram para sempre. Ruth, uma viúva de coração, também, como em circunstâncias, iguais a de Noemi. Mais diante de tudo isso Ruth seguiu Noemi. Ela não podia restaurar o passado dela – pois havia muitas perdas em sua vida. Mas ela seguiu assim mesmo, para a terra de Israel.

"Para onde vais tu, eu irei, e onde fores tu, eu também irei: o teu povo será meu povo, e teu Deus, meu Deus: onde repousares eu repousarei, e ali será meu repouso!" Mas o dia de recompensa e reconhecimento veio. Ela encontrou Boaz, "Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira? " A resposta foi: "Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste." Esta foi a razão da sua recompensa. Aqui vemos com a Igreja é amada por Cristo. "Porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; ", etc. Se a pobreza dos nossos serviços não é digno de reconhecimento, quando o dia da recompensa virá, teremos a satisfação e alegria de saber que algo nos foi dado e a nossa atenção e cuidado deve ser sempre para Cristo, pois Ele quer nos santificar, purificar, e apresentar a Si mesmo uma igreja gloriosa, sem mancha nem ruga, nem coisa semelhante. (Efésios 5:25-27)

Podemos ver mais um quadro escuro na história de Israel. As dez tribos há muito haviam sido levadas cativas para a Assíria. Judá tinha enchido a medida da longanimidade de Jeová, e tinha ido cativo para a Babilônia. Jerusalém estava solitária, devastada e em ruínas, e a terra foi perdida e estava sem habitantes. Nada permaneceu ali; “Lo-Ami”, Deus os desprezou (Oséias 1:9). Mais existia alguns que tinham um coração fiel, e que abria a sua janela e orava – com os olhos voltados para Jerusalém; e confessava o seu próprio pecado e os pecados de seu povo. (Dn 6:9-10).

Pelos rios da Babilônia, também, aqueles que poderiam orar e chorar por causa das abominações que foram forjados na casa de Deus em Jerusalém, eles penduravam as harpas nos salgueiros, e se recusam a cantar as músicas de Sião em terra estranha. Como poderia Ele ser adorado a não ser naquele lugar que Ele havia escolhido? Havia apenas um local onde eles poderiam tocar suas harpas para o seu louvor! "Junto dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza" (Salmo 137).

No livro de Esdras encontramos um remanescente do povo saindo da Babilônia, e retornando a uma posição divina diante do Senhor. Mas muitos não puderam subir (ver Esdras, 2: 59-63). Nisso temos uma lição instrutiva para os nossos dias.

Quando a igreja esta na ordem divina, cada um toma o seu lugar, como sacerdote, isso é sem dúvida. Mas aqui vemos que muitos em Israel tinham se misturado nas corrupções da Babilônia, e a desordem reinou sobre eles. Quando Paulo contempla a total desordem das coisas na igreja que não podem ser sanadas (2 Tm ), Ele instrui o remanescente a não se misturar com a iniquidade, e se purificar, embora haja vasos para a desonra na Babilônia da Igreja professa (cap. 2:19-22), mais nós como vasos de honra devemos "seguir a justiça, a fé, o amor, a paz, com aqueles que invocam o Senhor, de um coração puro". Eles não negam que os que ainda estavam na corrupção eram filhos de Deus, mas eles não haviam se livrado dos males ali, e, eles viam a corrupção, muitos estavam contaminados, a consciência foi contaminada e o coração de alguns se tornaram impuros. Os outros irmãos foram cuidados, apenas para caminhar com aqueles que invocam o Senhor "com um coração puro."

Mas chegou o sétimo mês (Esdras 3), o momento para a reunião do povo (a Festa das Trombetas). Os remanescentes reuniram-se "como um só homem" na cidade - como a Igreja reunida naquela cidade, por assim dizer, aqueles longos e silenciosos dias, harpas e instrumentos dos salgueiros foram retirados para adorar o Deus de Israel! Eles poderiam orar com a janela aberta em direção a Jerusalém, e confessar seus pecados na Babilônia, mas eles não poderiam adorá-lo lá. Era impossível reconstruir a ordem das coisas como elas tinham sido nos dias de Salomão - aquele dia havia passado para sempre! A arca havia desaparecido – ninguém poderia dizer mais nada. A glória tinha partido de Israel – e a espada estava nas mão dos gentios. O Urim e Tumim estavam entre as coisas do passado. No entanto, diante de todas estas coisas, que pertencia ao tempo do fim, o Senhor não tinha esquecido aqueles homens fiéis, e Sua palavra e seu Espírito permaneceu ali. "Eles construíram um altar ao Deus de Israel" - apesar de todo o Israel não estar ali. Eles não pretendem ser todo "Israel" - ainda que pudessem contemplar todo o Israel, mais eles eram só uma parte do povo naquela cidade.

Como um remanescente que escapou e ocupou a ordem divina, e cantaram os louvores do Senhor: "Louvai o Senhor porque Ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre" O coro que havia sido cantado no dia brilhante de sucesso de Davi: quando ele trouxe a Arca de Deus, da casa de Obede-Edom o giteu a Jerusalém (1 Cr 16:41). Tinha novamente ressoado este cântico quando a casa do Senhor em Jerusalém se encheu com a nuvem e a glória de Sua presença se manifestara nos dias de Salomão. (2 Crônicas 5:13) Quando a glória e o brilho e os sucessos daqueles dias passaram, e o fracasso e ruína de Israel foi completa, o remanescente voltou a tocar aquele mesmo louvor, "Louvai ao Senhor porque Ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. " (Esdras 3:11.) Eles haviam sido infiéis, mas Deus foi fiel. Os pais de Israel que tinham visto a casa do Senhor antes do cativeiro choraram quando eles pensavam na infidelidade do povo. Os mais jovens cantaram com alegria, quando eles comemoraram a fidelidade do Senhor. Choro e alegria foram muitos - eles choravam, pois tinham razão, quando pensavam do fracasso do povo de Jeová, mas para se alegrar estava certo, quando eles pensavam da fidelidade de Deus!

Outros, também, que invocaram o Senhor , reivindicaram o direito de estar com eles nesse trabalho (cap. 4). Mas eles não podiam. Aqueles que tiveram o cuidado de que mesmo um sacerdote de Israel, que não poderia mostrar a sua genealogia, não comesse das coisas sagradas, no dia do resgate da Babilônia, tiveram o cuidado, também, que aqueles que tinham misturado o temor do Senhor com o serviço de ídolos não poderiam ter nada a ver com eles em Sua obra. Mais os corações dos filhos de Israel eram manter o testemunho do Senhor puro. Assim, essa obra foi livre de mistura. Mas por que isso? Primeiro que Israel como tinha sido - separado para Deus sobre a terra, e, segundo, este testemunho mantido por um remanescente, cuja única confiança estava em Deus, e cujo guia foi a Sua palavra.

Tudo isso tem uma grande lição para nós. A unidade da igreja permanece. É mantida pelo Espírito de Deus. Ainda a palavra de Deus permanece. Essa é a maneira que Deus usara para nos dirigir nos últimos dias.

O remanescente na Babilônia, por assim dizer, e reuniram-se no nome do Senhor (Mt 18:20), com a base divina e infalível do princípio da existência da igreja - "um só corpo e um só Espírito" (Ef 4:4) - não querendo ser toda "a igreja de Deus", pois existiam filhos de Deus espalhados em toda Babilônia ao redor. Eles eram uma parte do todo. Mas eles podem se lembrar de que "Aquele que é santo, que é verdadeiro, aquele que fecha e ninguém abre e abre e ninguém fecha," estava com eles. Se Ele envia um profeta ou uma ajuda entre eles, eles devem agradecer a Deus, e aceitá-la como um símbolo de Seu favor e graça - eles não podiam se apegar a nenhum deles. Mas mesmo assim eles estavam sendo restaurados pela Palavra de Deus.

Como isso aprendemos também algumas coisas no mover de Deus para essa era. Parecia impossível para estes fracos judeus, ser conduzidos a Deus, podemos de outra maneira porque eram de Israel, eles poderiam se reunir em alguma outra cidade, pois eles tinham se separado da Babilônia, que poderiam agir de forma independente, pois estavam na posição divina. Mas eles não agiram assim no seu retorno, eles tiveram o cuidado de manter intacta em sua pureza e caráter divino a comunhão do Corpo de Cristo, recusando toda facção, pois eles estavam na presença do Deus de Israel.

A falta de unidade tem sido uma arma do inimigo - é triste dizer - para usar as verdades divinas e suas bênçãos na Igreja de Deus muitos não querem ver os cismas, eles são como Janes falsificadores da verdade e Jambres, os enganadores. Essa é a verdadeira decepção dos nossos dias a resistência da verdade por esses falsificadores e enganadores.

É simples e claro, que aqueles que tiveram a graça de separar-se dos males da Igreja professa, todos somos membros de Cristo, e não podemos negar usar esse fato para negar o que Deus fez em outras eras. Por isso o que nos vincula aos outros é o Espírito.

Também vemos o remanescente no livro de Ester

Longe da terra de Israel, as pessoas estavam sujeitas aos poderes do mundo. Um amalequita, chamado Hamã, exercia o poder ao lado do rei. Um judeu pobre, "um exilado em terra estranha", se recusou a abaixar a cabeça para o agagita. Mardoqueu foi fiel, quando todos foram infiéis, é uma grande coisa aos olhos de Deus. "Tu não negaste o meu nome," é grande o elogio, quando todos estavam negando o Senhor. Ele manteve-se em segredo com Deus, quando ninguém podia vê-lo, ele não foi esquecido. Para manter-se firmemente Nele em um dia mau de tentação, Deus o guardou ! "Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou." (I Reis 19 : 18). Isso mostra que os olhos de Deus vê e valoriza a sua fé, onde até mesmo Elias não havia percebido. Eles se recusaram a fazer o que todos os outros faziam, naquele dia escuro.

Mordecai estava pronto para dar a razão da esperança que tinha, e sua resposta foi simples, eu sou judeu. Deus não tinha esquecido o seu juramento (Ex. 17), mesmo se Israel estivesse em pecados! Sob os reis do Oriente. Ele havia dito: "Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; como te saiu ao encontro no caminho, e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam atrás de ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus" (Dt 25:17,18). Portanto, o Senhor tinha jurado que Ele faria guerra contra Amaleque de geração em geração. Mordecai recusa-se a render-se, pois essa era a verdade fundamental no chamado de Israel.

Você pode dizer: Ele é um homem de dura cerviz, e coloca em risco a vida de sua nação. Eu admito, mas sua confiança está em Deus! Firmemente que esse homem, confiando em Deus, se recusa a entregar a verdade fundamental, ele esteve sozinho contra toda a malícia do inimigo. Mensagem após mensagem foi despachada com as ordens para destruir todos os judeus. Ainda assim ele não vacilou em sua fé - a cabeça não se curvou a Amaleque! Ele contava com Deus, cuja palavra nunca se altera, e Deus já havia provado a sua fé, mas resistiu ao teste e, quando chegou o dia para ter a fidelidade da propriedade, ele a encontraria, através da graça. Assim Mordecai teve oportunidade de exaltar o Senhor – pois se manteve firme, e Deus não se esqueceu dele.

Que alegria de coração a sua história nos dá mesmo isolada; ele tinha um fiel companheiro, um dia mau, mais ele foi fiel em seu caminho solitário, sustentado pelo amor de Deus.

Em Daniel, Hananias, Misael e Azarias, encontramos outro exemplo surpreendente. Fidelidade na tentativa, por meio do poder do Espírito, em todas as suas ações. Eles foram presos neste tempo em Babilônia, a necessidade da fidelidade parecia ter morrido. Onde estava o lucro quando todas as suas esperanças tinham ido embora? Mas Daniel propôs no seu coração que ele não se contaminaria com a carne do rei, ou o seu vinho. Ele bebia água, e nada mais. Ele manteve seu nazireado na terra do cativeiro, e ele manteve-o de acordo com os pensamentos de Deus (compare Ezequiel 4:9-13), e chegou o tempo quando Deus estava com ele, e fez dele o vaso de Sua mente e vontade, revelando-lhe a história dos tempos, e o destino final dos gentios.

Eu poderia continuar com muitos outros exemplos, tais como Jeremias, as cinco virgens prudentes, etc, etc; mas devemos ver uma outra lição solene do que Deus faz por meio do Seu testemunho na terra. Hoje há fracasso e fraqueza, em muitos lugares. É um caso triste, mas comum. Você vai ver muitas vezes os esforços das pessoas tentando manter coisas para Deus. No entanto, quando o objetivo é ganho, o zelo é normal, mas sem entendermos o objetivo de Deus, a bênção desaparecera. O medo do homem vem. O auto interesse, a autopreservação e autoindulgência entram. Deus em misericórdia interpõe às vezes, e desperta algum, para abençoar todo Corpo; ainda assim é doloroso e humilhante pensar sobre isso. Vemos um triste exemplo em Israel quando entraram na terra por meio de Josué, veio a decadência total.

Depois que o remanescente volta em Esdras, a que me referi. O medo do homem parou a obra do Senhor (Esdras 4:4,5,24). A energia e a beleza de seus primeiros esforços de fé tinham ido embora. Deus envia os profetas Ageu e Zacarias para incitar as pessoas para a obra do Senhor. Eles tinham começado a se estabelecer em seus corações que o tempo não havia chegado para edificar a casa do Senhor (Ageu 1:2); ainda tinham sua própria casa forrada. Assim, eles despertaram, e obedeceram a voz do Senhor, e fizeram a obra do Senhor. O medo do homem deu lugar ao temor do Senhor, e Deus estava lá para abençoar o povo, nos seus esforços renovados da fé.

Se seguirmos a sua história, encontramos sua fé novamente turva. Em Malaquias, o estado das coisas é dolorosa e deprimente. Os cegos do rebanho, e os enfermos, e aleijados, foram oferecidos em sacrifício a Jeová. O que o homem se recusou - o que foi inútil para ele, era suficientemente bom para Deus! (Mesmo Saul, no seu pior dia, reservou o melhor das ovelhas e bois para fazer sacrifícios ao Senhor.) Ninguém abriria as portas da casa do Senhor por nada, nem acenderia um fogo no seu altar para nada (cap. 1: 7-10). Eles roubaram a Deus em dízimos e ofertas (cap. 3:8); eles ate disseram: ""Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?" (Malaquias 3 : 14). Isto, também, é triste dizer, que mesmo com toda essa degradação, encontramos na cidade do grande Rei! Um remanescente dentro de um remanescente, se assim posso dizer, fiel ao Senhor.

O objetivo persistente dos inimigos da verdade é sempre apagar, se possível, o fato da Igreja de Deus, como a sua influência prática sobre os santos. Não é que há uma negação da existência da Igreja de Deus aqui na terra: mas que tal verdade é vinculativa para os santos que estão tão somente no nome do Senhor, mesmo sendo ele, um remanescente na melhor das hipóteses.

Na Reforma (como diz a palavra), não houve tal coisa como uma volta ao principio na posição divina e princípios da Igreja de Deus - perdido desde a época apostólica como uma verdade prática. Havia apenas uma reforma dos organismos existentes, que os reformadores fizeram, na Igreja Nacional e Igrejas Reformadas.

Foi um trabalho maravilhoso, naquele dia de escuridão mais certamente, um trabalho inacabado. Ainda estava longe de ser perfeito. A presença pessoal distinta do Espírito Santo sobre a terra, constituindo o corpo de Cristo, a Igreja, nunca mais foi vista desde então. Sua personalidade e divindade, a Sua presença pessoal distinta na terra, como habitação na Igreja, e que constitui a sua unidade, em contraste com seu trabalho de diversas maneiras como no inicio era. Eu também poderia mencionar outras grandes verdades que não foram conhecidas, mas isso é suficiente para o meu propósito presente. Por conseguinte, até os últimos quarenta anos não havia santos reunidos tão somente ao nome do Senhor, por isso reconhecemos que esse é o princípio infalível da existência da Igreja. "Um corpo e um só Espírito". E se nós buscarmos a aplicarmos mal o princípio ou o tipo do remanescente retornando em Esdras e Neemias ate o dia da Reforma, apenas ficaremos nos enganando.

Estes remanescentes voltaram para uma posição divina. Ele então, sobre o fundamento sobre o qual todo o Israel poderia estar com eles, e esse fundamento é o único. Eles não eram todo o "Israel", pois havia muitos outros, mas eles estavam em solo adequado.

Quando esse remanescente é descrito em Malaquias – é triste e humilhante como vemos o seu estado, mais eles ainda estavam no fundamento divino, a cidade de Jeová. "O remanescente dentro do remanescente", como bem é descrito, não podemos sair do fundamento divino – que é o Seu Corpo, a Igreja. Mas eles foram os mais incentivados a fidelidade fervorosa no fortalecimento das coisas que ficaram.

Muitas lições tiramos da Palavra de Deus que nos ensina exatamente o oposto do que alguns têm tentado tirar dela. Tal é o efeito, pois alguns ainda resistem a verdade de Deus.

"Os que temiam ao Senhor falaram uns aos outros, e o Senhor escutou e os ouviu, e um livro de recordações foi escrito diante dele para os que temiam ao Senhor, e que se lembram do Seu nome."

A fidelidade dos poucos foi o canal de sustentação para os outros a partir de um Deus fiel. Podemos ver em Lucas 2 representado pelo velho Simeão e Ana, que sabia que "todos os que esperavam a redenção de Jerusalém." A mesma fé que poderia mantê-los esperando o Cristo do Senhor, poderia mantê-los vivos até que Ele veio. A profetisa de idade, também, poderia jejuar e orar, devemos viver em seu testemunho assim hoje.

O último elo da história deste remanescente que encontramos nos Evangelhos é de uma viúva solitária em Lucas 21. Alguns versos mais adiante neste capítulo, o Senhor pronuncia a decisão final sobre o templo em Jerusalém. Ainda era, no entanto, em certo sentido, a propriedade de Deus. Este coração de viúva tinha um objetivo, mas agora na terra - ela poderia fazer, muito pouco, pois tudo que ela possuía era tão pouco! "Duas moedas", como o Espírito de Deus nos permite saber. Mas essa viúva esquecida lançou-se como uma oferta ao Senhor. Os olhos do Senhor viram o seu coração e disse: "Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva; porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.". Ele a julgou corretamente - mas não o fez pelo que ela deu, mas pelo que ela manteve e que não era nada!

É humilhante vermos essa massa caída hoje dos filhos de Deus, mais ainda tocando e contemplando a dedicação e aumentando o propósito daqueles corações verdadeiros, é útil enfrentar os perigos por esses irmãos. O mundanismo, egoísta, o esquecimento e as coisas do Senhor, todos estão entre nós, e são sinais de fraquezas. O Senhor nos conceda ser advertido por Ele, e ainda mais. O Senhor incentive os nossos corações para amar seu nome e seu testemunho e sermos fiéis. Devemos manter os nossos olhos em Cristo, e, assim, ser ainda mais o canal para mantermos a graça do Senhor para todos os filhos de Deus, até que Ele vinha alegrar os nossos corações para sempre!

É fácil observar como, em todos os momentos de fracasso e ruína, o coração dos outros foram despertados por alguém fiel, em auto sacrifício, por que eles oravam e trabalhavam - buscando o Senhor - Assim Deus os usava. Através de muitas pessoas o Senhor forjara e entregara, e abençoou o Seu povo. Pode ser por algumas viúvas solitárias que vivem em orações e jejuns noite e dia. A resposta virá, e a bênção será derramada, e ninguém saberá de onde essa bênção vem. Mas no dia em que "todo homem der louvor a Deus" ele será conhecido, porque seu viver esta marcado na presença de Deus, por isso precisamos ser um vaso pleno do propósito de Deus nessa era!

 

Tradução : FJF ( Fábio Jonas Falcão)

 

 

 

Retornar