VIDA DE PROFUNDIDADE

 

"... com todos os santos, qual... a profundidade"

Efésios 3.18.

 

Em Gênesis 26 do verso 17 a 22, o Senhor deixou escrito algo muito precioso sobre Isaque, em sua prática de cavar poços.

Isaque fala da vida da ressurreição, da nova vida em Cristo, a vida do Filho de Deus no cristão nascido de novo (Hebreus 11.18-19).

A figura de Isaque de cavar poços era um desejo dele de uma vida mais profunda espiritualmente dizendo. Tanto é assim que ele cavou e achou água viva.

Esta vida abundante em Cristo não é possível gozá-la se não a procurarmos como a tesouros escondidos, procurá-la na sua profundidade. Caso contrário, teremos uma vida rasa, somente de superfície: "Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus" Prov. 2.4-5.

Temos a vida da ressurreição, que é Cristo mesmo,mas é necessário nos aprofundarmos em seu conhecimento; conhecer com todos os santos qual é a altura, a largura e a profundidade (Efésios 3.18). Esta vida abundante só possível gozá-la na sua profundidade com todos os santos. Não é possível andando só, ou andando em outras terras que não seja Canaã: Cristo - A Igreja.

Quando Isaque cavou o primeiro poço ele achou água viva (Cristo em sua profundidade), mas ele encontrou logo oposição. Os pastores de Gerar disseram: é nosso. Então ele chamou aquele poço de Eseque, isto é, contenda.

Este é um testemunho de que no caminhar cristão, quando desejamos uma vida mais profunda, a primeira coisa que encontramos é contenda contra nós. Enquanto estamos vivendo uma vida rasa não encontramos nenhuma resistência, mas a partir do momento que começamos a beber da água viva, a viver uma vida de piedade em Cristo, nos defrontamos com contendas e depois perseguições (II Tim 3.12).

Quando acontece isto, nos dá vontade de desistir, mas Isaque não desistiu. Não devemos desistir. Devemos continuar a cavar. Ele cavou o segundo e logo vieram e contenderam novamente com ele, e ele chamou aquele poço de Sitna, que quer dizer inimizade.

A primeira coisa que encontramos quando procuramos beber dessa água viva, uma vida mais profunda em Cristo, é contenda, perseguições, e se não desistirmos logo encontraremos inimizade. É inevitável.

Talvez o diabo diga para nós: - Veja o que você está fazendo, criando contendas e inimizades. Você deve parar com isto!

Mas Isaque não desistiu, ele prosseguiu em sua caminhada por uma vida mais profunda, por água viva. Cavou novamente, e por este não contenderam, e chamou-lhe Reobote, que quer dizer largueza, amplitude.

Que preciosidade a Palavra de Deus. Sempre que quisermos viver uma vida mais abundante, uma vida mais profunda em Cristo, em comunhão com todos os santos, primeiramente iremos encontrar contendas, perseguições e inimizades, mas depois encontramos largueza, abundância, graça em seu conhecimento. Não há palavras!

Não desistam irmãos. Tudo o que foi escrito é para ensino nosso. Continuem cavando e encontraremos com todos os santos, largueza, amplitude em Cristo. Mas só depois de contendas, perseguições e inimizades.

Retornar