VIDA NO ESPÍRITO

 

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito... "

Romanos 8.9.

 

Há muitas coisas na Palavra de Deus, que para nós cristãos parecem ser uma utopia. Uma delas é a libertação do pecado, para uma vida de santidade; um viver no Espírito.

Uma coisa que precisamos ter bem firme em nossa mente, é que Deus começou a edificar e irá terminar. Ele não ficará envergonhado deixando a sua obra na metade. O seu propósito é nos fazer conformes a imagem do seu Filho; um homem feito, à medida da estatura de Cristo. Para isto Ele nos predestinou, nos chamou, justificou e glorificou (Romanos 8.29-30).

Jesus obterá para si uma Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, ou coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Fiel é o que nos chama, o qual também o fará. Ele começou a fazer a boa obra, e a completará até o dia de Cristo.

Em todas as suas promessas está nEle o sim, e por Ele o amém, para a glória de Deus por nosso intermédio (II Coríntios 1.20). É por nosso intermédio que as promessas de Deus são cumpridas, e Deus é glorificado.

Certo dia na nossa carreira cristã, iremos nos defrontar com esta necessidade. Não podemos continuar nos iludindo apenas com a revelação de Romanos 6 e permanecer em várias transgressões, nem acomodados em Romanos 7, justificando a nossa fraqueza.

Passemos para o outro lado, disse Jesus. Nem acomodados do lado de cá, nem na tempestade do mar. Isto é da parte dEle uma ordem: "E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão" Mateus 14.22.

Da mesma maneira que Jesus andava sobre o mar, ele também em sua carne, semelhante a nossa, não pecou. Talvez a princípio tenhamos o mesmo ímpeto de Pedro, dizendo: "Senhor, mada-me ir ter contigo", e andando, vamos ao encontro de Jesus. Gozamos momentaneamente desta graça, mas olhando para as circunstâncias, começamos a submergir, e clamamos: "Senhor, salva-nos".

Imediatamente o Senhor segurará a nossa mão, mas também lançará em rosto a nossa incredulidade. Mas é aqui que temos a revelação que verdadeiramente Ele é o Filho de Deus.

É necessário prosseguir. O que é impossível para nós, é possível para Deus. A libertação do pecado é uma questão de revelação, de conhecimento da verdade: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8.32 e 36. A nossa libertação, como a de Pedro é uma obra do Senhor e não nossa.

Por que então muitos não gozam dela? Como Pedro, por causa da incredulidade, por causa da dúvida.

Aquele que nasceu do Espírito não está mais na carne, mas no Espírito como nos ensina o Senhor. Todo o que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito (João 3.6).

O Senhor nos diz em Sua Palavra: "Andeis no Espírito e não haveis de cumprir a cobiça da carne". Cremos nisto?

"Passemos para o outro lado" nos ordena o Senhor. E durante o mar revolto Ele virá a nós dizendo: "Vêm".

Entremos em Romanos 8 amados irmãos, porque não recebemos o espírito de escravidão para outra vez estarmos em temor, mas recebemos o espírito de adoção (de maioridade, de maturidade), pelo qual clamamos: Aba, Pai!

Retornar