A VISÃO QUE FAZ VER E QUE CEGA

 

 

A visão que Deus traz ao seu povo não somente faz alguns verem, como também cega a outros. A visão que faz alguns verem é a mesma que cega outros. Abre os olhos aos cegos e cegam aqueles que dizem que vêem: "E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos" João 9.39.

Apesar de Jesus ter dito isto a um cego de nascença, é fato que Ele não está falando da cegueira física, mas da espiritual. Tanto é assim que Jesus ao ser perguntado pelos fariseus se eles eram cegos, disse: "Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece" João 9.41.

Toda visão de Deus requer atenção à sua voz e obediência. O pecado nada mais é do que desobediência a Deus e a Sua Palavra: "Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações..." Hebreus 3.7-8. Toda Palavra enviada por Deus nunca voltará vazia; ou trará transformação ou juízo: "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" Isaías 55.11. Nenhuma desobediência ficará sem recompensa, seja no trono branco ou no tribunal de Cristo: "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" Romanos 14.12.

Nenhum cego que passe a ver será o mesmo. A transformação em sua vida será iminente, e assim é com todos aqueles que passam a ver espiritualmente. Mas para aqueles que dizem ver, serão cegados. Ficarão cada vez mais longe, apartados da luz do Senhor. Não querem vir para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Nisto mostram que já estão reprovados.

A Palavra de Deus nos ensina a não negligenciarmos aquele que fala, porque se não escaparam aqueles que foram advertidos da terra, como escaparemos nós se negligenciarmos aquele que nos adverte lá dos céus? (Hebreus 12.26).

Enquanto muitos fazem planos para um novo ano que se inicia, talvez fosse bom começarmos com o temor, diante de tanta iniquidade e esfriamento. Devemos andar com temor durante o tempo da nossa peregrinação, porque o temor do Senhor nos livrará do mal.

A felicidade não está no fato de agradarmos aos homens, e muito menos em satisfazer os nossos desejos pessoais, do nosso EU, mas em estar em Cristo. Em tomar a nossa cruz e segui-lo.

Muitos nesses dias não suportam mais a sã doutrina, porque tem comichão nos ouvidos para ouvir coisas agradáveis. Mas Deus olha para o pobre e abatido de espírito e que treme da Sua Palavra (Isaías 66.2).

Por outro lado, muitos pensam que fazer as coisas para Deus é uma forma de agradá-lo. Mas o Senhor não tem prazer em nada dessas coisas, tão somente que ouçam a sua voz e o obedeça: "Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros" I Samuel 15.22.

Não façamos planos para nós. O que necessitamos é conhecer os nossos dias que já estão escritos e determinados em Cristo (Salmos 139.16). Por Davi, Ele determinou um outro dia, dizendo: "Hoje, se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração". Este "Hoje" é Cristo, é o dia que o Senhor fez. Alegremo-nos e regozijemo-nos nEle. Amém.

 

Retornar