Dia 01 de dezembro

 

 

"... e o seu nome será: ...Pai da Eternidade...".

Isaías 9.6.

 

Vamos ver mais um nome do texto de Isaías, capítulo 9, verso 6, que fala da Pessoa de Jesus: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz".

Vimos anteriormente o "Maravilhoso Conselheiro" e o "Deus Forte", e nessa meditação vamos ver Jesus como o "Pai da Eternidade". Se olharmos para o texto das Escrituras, sem a revelação do Espírito de Deus, vamos nesse nome confundir Jesus com Deus Pai, mas não é isso. O seu nome será "Pai da Eternidade" porque pai é aquele que gera, e Jesus foi que gerou em nós a vida eterna: "Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; e deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem" João 5.21-27.

Jesus é o "Pai da Eternidade", porque Ele é a vida eterna. N´Ele passamos da morte para a vida; somos gerados para a vida eterna: "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão" João 10.28. Deus tem vida em si mesmo, e também deu ao Filho ter vida em si mesmo: "Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai" João 10.17-18.

Deus deu a Jesus, poder para dar a vida a quem Ele quer, e também poder para julgar. Esse poder Jesus recebeu na Sua ressurreição: "A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos. E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos" Atos 10.40-42. "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" Atos 17.31.

Jesus, como o "Pai da Eternidade", é o que tem poder de dar a vida eterna, ou de exercer juízo eterno: "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar" Mateus 11.27 "O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" João 3.35-36. Esta honra lhe foi concedido por Deus Pai.

Jesus é o "Pai da Eternidade". Só Ele pode te dar vida eterna, ou exercer juízo eterno sobre você. Jesus disse: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" João 17.3. Vida eterna é conhecimento de Deus na Pessoa de Jesus. Sendo assim, podemos dizer como os discípulos de Jesus: "... Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" João 6.68.

Não é para onde iremos, mas para quem iremos? O "Maravilhoso Conselheiro" nos ensina: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" Mateus 11.28-30. E ainda: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" João 6.37.

Jesus é o "Pai da Eternidade", porque essa é a vontade de Deus: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" João 6.38-40. Amém.

Retornar