Dia 04 de dezembro

 

 

"eis que eu estou convosco todos os dias,

até a consumação dos séculos".

Mateis 28.20.

 

Jesus antes de sua morte era o filho unigênito do Pai (João 3.16). Ele era o único filho. Quando Deus Pai o ressuscitou dentre os mortos, declarou Jesus filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santidade (Romanos 1.4). Jesus após a ressurreição se tornou o primogênito de uma nova criação; o primeiro entre muitos irmãos (Romanos 8.29). Para que em tudo tenha a preeminência, foi do agrado do Pai que Ele não fosse colocado como um membro, mas sim como a cabeça do corpo, da Igreja: "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse" Colossenses 1.18.

Agora não conhecemos mais Cristo segundo a carne (II Coríntios 5.16). Não conhecemos Cristo e nem os irmãos segundo a carne, mas segundo o novo homem, o homem celestial, onde Cristo é a cabeça e nós somos o seu corpo: "Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros" Romanos 12.4-5.

Se enxergarmos Cristo e os irmãos individualmente, é porque não nos despimos do velho homem. Ainda não vestimos do novo homem que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4.24). Ainda andamos na visão do velho Adão e não da cabeça do novo homem: Cristo. Se não estamos vestidos do novo, ainda andamos individualmente, e pensamos individualmente. Às vezes só, e por outras vezes em contendas, invejas e ciúmes entre os irmãos.

O novo homem, o homem celestial é um corpo, onde Cristo é a cabeça e nós seus membros. Se estivermos revestidos do novo, então recebemos da cabeça toda a direção individual de membros em favor do seu corpo. O novo homem não é egoísta, nem mesquinho, e muito menos promove divisões no corpo. O novo homem vive em comunhão, em amor, promovendo a paz, e em edificação mútua (Romanos 14.19).

Por outro lado, Cristo que é a cabeça, não está alheio às necessidades do corpo. Ele faz parte do corpo, e participa de tudo o que o corpo participa. Se um membro sofre, todo o corpo sofre inclusive a cabeça. Se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele, inclusive a cabeça: "De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular" I Coríntios 12.26-27.

Caso você não esteja revestido do novo, saiba que o desejo do Senhor Jesus é que você goze da vida do seu corpo que é a Igreja. Que despoje do velho homem e se revista do novo: "E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" Colossenses 3.10.

Caso você esteja no corpo, revestido do novo homem, então saiba que Ele não está alheio a nada do que acontece conosco. Antes, Ele sofre tudo, e se regozija em tudo do que participamos. Quando sofremos, Ele sofre também conosco. Quando nos alegramos, Ele se alegra juntamente conosco. Ele ama-se a si mesmo e a nós, por isso cuida e alimenta o seu corpo: "Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos" Efésios 5.29.

Ele está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Este é um grande mistério. Este é o mistério de Cristo e a Igreja, do novo homem. Amém.

Retornar