Dia 04 de fevereiro

 

 

"...o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais...".

Efésios 1.3.

 

Na velha aliança, o povo de Israel tinha que andar em obediência às leis de Deus. Se eles obedecessem, seriam abençoados: "E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus" Deuteronômio 28.1-2, caso contrário, seriam amaldiçoados: "Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão" Deuteronômio 28.15.

Na velha aliança, as bênçãos e as maldições, eram decorrentes da maneira como o homem andava diante de Deus, mas na nova aliança não: "Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo; e não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar" Hebreus 8.10-13.

O cristão não mais precisa se preocupar com as maldições, nem mesmo correr atrás das bênçãos de Deus, porque em Cristo, todas as bênçãos espirituais, nas regiões celestiais, já nos foram dadas pelo nosso Pai: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" Efésios 1.3.

Não há mais que quebrarmos maldições do passado; creia nEle, porque Jesus já se fez maldição por nós: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito" Gálatas 3.13-14.

Também não é necessário buscar, nem pedir que Deus nos envie suas bênçãos, porque já recebemos todas em Cristo: "Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne" Hebreus 10.16-20.

Agora, não andamos mais pela lei; não precisamos mais andar em obediência a ela para não sermos amaldiçoados, mas andamos pelo Espírito. Contra o viver no Espírito, não há lei, e não há mais maldições: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei" Gálatas 5.22-23. Amém.

Retornar