Dia 04 de junho

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XXVIII

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SOBERANIA DE DEUS III - SOBRE TODA A CRIAÇÃO

 

Soberano é aquele que tem poder supremo, e exerce um governo próprio sem restrição nem neutralidade. Quem está governando neste exato momento os céus e a terra? Se nos voltarmos para os céus, vamos responder que é Deus, mas quando pensamos na terra, mostramos muitas vezes pelas nossas atitudes que duvidamos que Deus reine sobre tudo, sem que ninguém possa restringir nem neutralizar seu governo.

Deus criou os céus e governa soberano sobre ele. Tudo o que está abaixo do seu trono, está sob o seu governo, nada pode restringi-lo nem impedir de consumar toda a sua vontade: "Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR" Isaías 66.1-2. Deus fez os céus, criou as estrelas, os luminares e governa soberano sobre todo o universo: "Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes. Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito" Salmos 147.4-5.

Deus criou a terra e não há nada que aconteça sobre ela que Deus não saiba ou não governe soberanamente. Nenhuma catástrofe, nenhum terremoto ou mesmo nenhum sustento vem sem passar pela vontade soberana de Deus: "Da recâmara do sul sai o tufão, e do norte o frio. Ao sopro de Deus forma-se o gelo, e as largas águas são congeladas. Também de umidade carrega as grossas nuvens; as nuvens espalham relâmpagos. Fazem evoluções sob a sua direção, para efetuar tudo quanto lhes ordena sobre a superfície do mundo habitável: seja para disciplina, ou para a sua terra, ou para beneficência, que as faça vir" Jó 37.9-13 *CMTHG. "Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios" Salmos 24.1-2.

Não há nenhum ser celestial, seja um anjo, um demônio ou o diabo que não esteja debaixo do seu governo soberano. Ninguém pode neutralizar a Sua Soberania, nem mesmo Satanás: "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos... E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre" Apocalipse 20.2 e 10.

Todos os seus exércitos celestiais estão sob o seu governo e cumprem totalmente a sua vontade: "Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais o seu beneplácito" Salmos 103.20-21. Ninguém pode dizer-lhe: - Que fazes? Porque dEle vem tanto o bem como o mal: "Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?" Lametações 3.37-38.

Nada passa despercebido aos seus olhos. Deus não permite que aconteçam as coisas como alguns dizem, mas ordena soberanamente todas as coisas. Ele não aceita e tolera certas coisas dos homens, mas ordena tudo a todos: "Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos" Salmos 135.6. É Ele quem escolhe, estabelece e remove os reis: "E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos" Daniel 2.21. É Ele também quem frustra os planos daqueles que governam as nações: "O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração" Salmos 33.10-11.

Tudo o que Ele criou governa soberanamente; não há quem possa escapar das suas mãos: "Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre" Deuteronômio 32.39-40. Ele abate e também exalta, empobrece e enriquece a quem quer: "O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta" I Samuel 2.6-7.

Nada, absolutamente nada escapa aos seus olhos e à sua mão soberana. Nem mesmo um fio de cabelo da nossa cabeça: "Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados" Mateus 10.29-30. Deus é Soberano, e Ele reina sobre tudo e sobre todos, sem restrição alguma: "O SENHOR reina; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas. Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono" Salmos 97.1-2.

Deus é o Todo-Poderoso; o seu governo soberano é de geração em geração, e será pela eternidade. Tanto é assim, que todos hão de comparecer ante a Sua face e dar conta de si mesmo. Sejam os anjos: "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia" Judas 1.6, Satanás e os demônios: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele" Apocalipse 12.9, e o homem: "Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" Romanos 14.11-12.

Tudo está sujeito a Ele, e estará sujeito eternamente. O seu governo é sempiterno: "Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?" Daniel 4.34-35.

O próprio Jesus, a quem o Pai dará o seu Reino para governar por mil anos, findando o devolverá ao Pai, e se sujeitará Aquele que governa Soberanamente: "Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés (de Jesus Cristo). Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos" I Coríntios 15.27-28. Continua...

Retornar