Dia 06 de janeiro

 

 

"...nenhuma delas falhou".

Josué 23.14.

 

Deus não é como o homem, que fala e muitas vezes não pode cumprir, ou se arrepende do que disse: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23.19. Os céus e a terra podem passar, mas as Suas Palavras jamais passarão: "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido" Mateus 5.18.

A palavra do homem pode ser esquecida, mas a de Deus permanece para sempre: "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre" I Pedro 1.23-25.

As Palavras de Deus não são palavras vãs, mas é poder: "Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder" I Coríntios 4.20. "Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós" I Tessalonicenses 1.5. Esse poder criou os céus e a terra: "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" Hebreus 11.3.

Tudo também é sustentado por essa Palavra: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas" Hebreus 1.1-3.

Toda Palavra que sai da boca de Deus, ou sai para criar, ou para trazer uma promessa. Esta Palavra nunca voltará para Ele vazia: "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei" Isaías 55.11. Uma vez que Ele disse, essa Palavra não pode deixar de cumprir, e também não o fará voltar atrás: "Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem, pois a fará voltar atrás?" Isaías 14.27

Toda Palavra que saiu da boca de Deus, é cuidada por Ele mesmo para que se cumpra: "E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la" Jeremias 1.12. Uma vez que saiu da sua boca, a seu tempo ela se cumprirá, ainda que ninguém creia: "E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia" João 12.47-48.

No texto que iniciamos, de Josué capítulo 23, no verso 14, ele ensina o povo a ouvir a Palavra de Deus, porque tudo quando Deus diz se cumpriu ou se cumprirá, nenhuma delas pode falhar: "E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o SENHOR vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou".

Deus não muda, por isso, devemos também descansar nessa mesma Palavra: "E o SENHOR lhes deu repouso de todos os lados, conforme a tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos pôde resisti-los; todos os seus inimigos o SENHOR entregou-lhes nas mãos. Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o SENHOR falou à casa de Israel; tudo se cumpriu" Josué 21.44-45.

"Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?" Jeremias 32.27. Amém.

Retornar