Dia 06 de outubro

 

 

"...e quem persistirá diante do ardor da sua ira?".

Naum 1.6.

 

Muito se fala sobre o amor de Deus, sobre a sua misericórdia, sua bondade e longanimidade, que são atributos benditos do nosso Deus, mas não podemos esquecer da sua ira. Nos nossos dias as pessoas não gostam de ouvir sobre esse atributo de Deus. Isto porque estamos vivendo tempos angustiosos como previa a Palavra: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" II Timóteo 4.3-4.

Deus é misericordioso, amoroso e bondoso, mas é justo também. Deus pode ser tardio em irar-se, mas nunca deixará que sua justiça seja olvidada: "O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente" Naum 1.3.

Ao contrário do que muitos dizem, Deus não pode habitar com o mal. O pecador encontra o amor de Deus em Cristo, mas Ele nunca admitiu conviver com o pecado: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3.16. O amor de Deus salvou o homem do pecado e dos seus pecados, mas ele encontrará o ardor da sua ira se não crer, e não se arrepender dos seus maus caminhos: "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários" Hebreus 10.26-27.

O homem no pecado está separado de Deus (Isaías 59.1-2); cada dia no pecado ele faz com que essa ira de Deus cresça sobre ele: "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" Colossenses 3.5-6.

Deus vem com a Sua Palavra a nós para que sejamos salvos. O evangelho é a boa notícia de Deus, mas se não nos arrependermos, todos de igual modo iremos provar da sua ira: "E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis" Lucas 13.2-3.

Falar do amor de Deus, da sua misericórdia antes de falar da sua ira, leva o homem a julgar Deus como um homem. Sendo assim, ninguém vai respeitá-lo como Deus, e como aquele que tomará vingança contra os seus adversários. Não nos esqueçamos que todo aquele que está no pecado e ama o mundo é inimigo de Deus: "A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más" Colossenses 1.21.

Podemos saber o que Deus fará com seus inimigos, porque Ele é quem diz: "O SENHOR é Deus zeloso e vingador; o SENHOR é vingador e cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado. E já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores" Naum 1.2 e Salmos 7.11-13. Amém.

Retornar