Dia 07 de agosto

 

 

"...e com ele mora a luz".

Daniel 2.22.

 

Tudo o que Jesus disse de si mesmo depõe contra nós. Quando Ele diz que é a vida, e que Ele veio para que tenhamos vida e vida com abundância (João 10.10), Ele está dizendo que estamos mortos e a vida temporal que tem o pecador é miserável. Quando Ele diz que é o caminho, Ele está dizendo que estamos perdidos, e quando diz que é a luz, mostra que estamos em trevas.

Graças a Deus que o Espírito nos convence da nossa real situação, porque a princípio não achamos nada disso. Proclamamos que a vida está boa; e como dizem alguns: - Se melhorar estraga. Que o nosso destino é nós mesmos que traçamos, pois, tendo saúde o resto a gente corre atrás. Que estamos nesse mundo de passagem para uma vida melhor; mas Deus sabe que estamos em trevas e com Ele mora a luz (Daniel 2.22).

Mas quem pode discernir os seus próprios erros? Por isso Deus revela o oculto e o escondido. Tudo isso está encoberto a nós, até que Deus, pelo seu Espírito vem nos trazer luz pela sua Palavra, e depois, Ele mesmo vem resplandecer em nossos corações (II Coríntios 4.6). Ele sabe que estamos em trevas, e sabe também que com Ele mora a luz, a verdadeira luz que alumia todo homem (João 1.9).

Só com Deus mora a luz, porque Deus é luz (I João 1.5), e só Ele pode nos tirar de tão intensas e poderosas trevas, do império das trevas: "Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" Colossenses 1.12-13. Noutro tempo éramos trevas, agora somos luz no Senhor (Efésios 5.8).

Nenhum homem pecador pode ignorar isto, e também não pode persistir no erro de achar que pode por si mesmo sair dessa situação; insisto, só Deus pode tirar alguém das trevas para a luz, porque as trevas está debaixo do poder de Satanás: "Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim" Atos 26.18. Amém.

Retornar