Dia 07 de janeiro

 

 

"E lhes darei um mesmo coração,

e um só caminho...".

Jeremias 32.39.

 

Muitos fazem esta pergunta: - Se Deus é um só, como tem tantas religiões? Há tantas, porque a religião é a visão do coração perverso do homem e não de Deus: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR" Jeremias 23.16. A religião é o engano do coração corrupto do homem: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17.9.

A palavra religião, vem do latim religare, que quer dizer: ligar novamente. A religião é o esforço do homem de se ligar com Deus novamente. Mas este esforço é pelas obras: "Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou" João 6.28-29.

A religião não aceita a graça de Deus, porque ela visa os seus méritos: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2.8-9.

A torre de Babel é um exemplo claro da religião, em seu aspecto e forma: "E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade" Gênesis 11.1-8.

A religião é o esforço do homem de construir uma Torre de Babel. Mas ela foi espalhada em toda a terra e cada um tem a sua língua, ninguém se entende. Até mesmo pessoas de uma mesma denominação não se conformam. Todos estão correndo em todo mundo, para um mesmo fim, fazer adeptos para a sua confusão: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós" Mateus 23.15.

A religião tem muitas faces, mas a Graça de Deus nos leva à comunhão com o Pai e com o Seu Filho Jesus: "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo" I João 1.3. Comunhão é vida em comum, é viver "como um". A Igreja de Jesus Cristo é comparada a um corpo: "Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros" Romanos 12.4-5.

Como um corpo tem olhos, pés, mãos e um coração, o corpo de Cristo também tem vários membros, mas um só coração; um mesmo coração que traz uma comunhão para todo o corpo: "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" Efésios 4.15-16.

Todo homem ou mulher que é regenerado por Deus, passa a ter um coração novo: "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne" Ezequiel 36.26. Todo regenerado tem um mesmo coração e um mesmo caminho que é Cristo: "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor" Efésios 3.17. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14.6.

O verdadeiro povo de Deus dá testemunho claro da unidade que é Glória de Deus: "E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim" João 17.22-23, e do amor de uns para com os outros: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" João 13.34-35..

Os verdadeiros cristãos vivem em unidade, e em comunhão, porque tem um mesmo coração e um mesmo caminho. Mesmo que não se conheçam ou vivam em qualquer região do mundo, todos têm um mesmo coração e um mesmo caminho. Há uma unidade do Espírito, e de fé: "Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós" Efésios 4.3-6.

Quem não tem esse viver é mentiroso: "Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos" I João 2.5-11.

"Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro" I João 4.6. Amém.

Retornar