Dia 08 de dezembro

 

 

"... Logo, quem pode salvar-se? ".

Lucas 18.26.

 

As riquezas de Deus em Sua Palavra são imensuráveis. Podemos receber muito ensino nesta passagem, mas hoje vamos entregar a medida que temos recebido do Espírito.

A pergunta no texto que iniciamos foi feita pelos discípulos, depois que Jesus conversou com um jovem rico: "E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se? Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus" Lucas 18.18-27.

Na conversa de Jesus com este jovem rico, parece que Jesus esta nos ensinando que a salvação é pelas obras, que devemos obedecer aos mandamentos e depois entregar tudo o que temos aos pobres para ser salvo, mas não é isso. A lei tem como finalidade mostrar ao homem o seu pecado. A lei foi dada por Deus não para o homem cumpri-la, mas para o homem transgredi-la e depois ver que é um pecador e que precisa de salvação: "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus" Romanos 3.19.

Quando aquele jovem chegou a Jesus, ele lhe fez uma pergunta: "que hei de fazer para herdar a vida eterna?". Jesus é o Salvador do homem, e é para isso que veio ao mundo: para nos salvar: "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" Mateus 1.21. Jesus sabia que o homem não podia salvar-se, tanto é assim que disse no verso 27: "As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus". Jesus, diante deste jovem que queria fazer alguma coisa para herdar a vida eterna, tinha que mostrar-lhe o seu pecado, e para mostrar-lhe condenável diante de Deus, apresentou-lhe a lei: "Não adulterarás, não matarás...".

O jovem insistiu dizendo que ele era um homem obediente à lei de Deus desde a sua mocidade. A lei era suficiente para revelar-lhe o pecado, mas ele estava enganando a si mesmo, achando que era cumpridor dela. Jesus podia lhe dizer o mesmo que disse aos seus discípulos no sermão do monte (Mateus 5.27-28), mas usou uma outra maneira de mostrar-lhe a impossibilidade de salvar-se, dizendo: "Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me".

Quem pensa que a sua salvação depende de suas obras, da obediência à lei de Deus, o Senhor irá cuidar de revelar-lhe que ainda uma coisa falta. Sempre faltará alguma coisa. Jesus disse que ao homem é isso impossível, e quando o homem acha possível, irá sempre mostrar-lhe algo que não se desfaz, nem se depender à sua salvação. Jó também era um homem assim: "À minha justiça me apegarei e não a largarei; não me reprovará o meu coração em toda a minha vida" Jó 27.6.

Ao homem é impossível salvar-se, mas para Deus tudo é possível. Em Cristo a nossa salvação foi total, perfeita, plena, poderosa, e não faltou coisa alguma: "Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo... De conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida" Lucas 1.68-69 e 74-75.

Nada ficou para ser feito por nós, tudo está consumado em Jesus: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" Romanos 8.32. Não é necessário fazer algo ou pagar. Tudo está pronto: "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite" Isaías 55.1.

"Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra" Salmos 57. Amém.

Retornar