Dia 08 de junho

 

Os Atributos de Deus - Parte XXXII

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SOBERANIA DE DEUS VII - NA SALVAÇÃO DO HOMEM II

 

Soberano é aquele que tem poder supremo, e exerce um governo próprio sem restrição nem neutralidade. Quem está governando neste exato momento os céus e a terra? Se nos voltarmos para os céus, vamos responder que é Deus, mas quando pensamos na terra, mostramos muitas vezes pelas nossas atitudes que duvidamos que Deus reine sobre tudo, sem que ninguém possa restringir nem neutralizar seu governo.

Como vimos na meditação anterior, o lado humano ao convite de Deus a crer no seu Filho Jesus é e sempre será desprezado pelos homens. Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Ele é longânimo para com todos não querendo que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Também Ele não tem prazer na morte do ímpio; deseja que o homem escolha a vida, mas eles não quiseram ouvir. Desprezaram o Santo de Israel. Não querem ir a Ele para ter vida, e deram de ombro rebelde à Sua Palavra. Não há quem entenda, não há quem busque a Deus, não há nem um sequer. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis.

Deus ficará envergonhado por que começou a edificar e não poderá terminar? De maneira nenhuma, do contrário não seria Soberano. O homem com a sua rebeldia irá impedir os seus planos de fazer uma grande família à imagem e semelhança de Seu Filho? Jamais. Nenhum dos seus planos podem ser frustrados. Ele, segunda a sua soberana vontade, escolheu entre os filhos de Adão, homens e mulheres de toda a tribo, língua povo e nação, para ser sua propriedade particular: "Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel. Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança" Deuteronômio 32.8-9.

Jacó é a parte da sua herança, dos seus escolhidos: "Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece" Romanos 9.11-16.

Os seus escolhidos são a Sua parte, separada por Ele por direito. É o seu dízimo, a sua porção, as suas primícias dentre os homens: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. Porque o SENHOR escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro" Salmos 33.12 e 135.4. Os seus escolhidos são vasos de misericórdia que antes da fundação do mundo preparou para a glória: "E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou" Romanos 9.22.23.

A rebeldia do homem não irá impedir o seu projeto glorioso, porque os seus desígnios é que prevalecerão. Deus segundo a sua vontade soberana, e o seu grande poder escolheu para si um povo para dar a seu Filho como uma virgem pura. Em amor os predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo; para si mesmo, e tudo isto segundo a sua Soberana Vontade: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado" Efésios 1.4-6.

Depois de escolher, Ele deu a Jesus os que eram seus para que fossem salvos: "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra" João 17.6. Jesus viu o fruto da sua alma e ficou satisfeito porque viu os eleitos e não os rebeldes, por quem intercedeu: "Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores" Isaías 53.10-12.

Depois Ele enviou os seus discípulos a pregar o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Quem são os que crêem no evangelho, sendo que a fé não é de todos? É dos eleitos de Deus: "Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos" Tito 1. 1-2. São daqueles que são destinados para a vida eterna: "E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna" Atos 13.48.

Ainda que a sua herança, os seus eleitos sejam como as estrelas do céu, nenhum daqueles que o Pai deu a Jesus irá se perder: "Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi" João 18.9. Não irá se perder porque Jesus conhece bem quem são os seus escolhidos: "Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda" João 13.18 e 15.16.

Somente os seus eleitos: os miseráveis, os fracos, os desprezíveis, os ignóbeis, receberão misericórdia e acharão graça no Seu trono de Glória (Hebreus 4.16): "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele" I Coríntios 1.27-29.

Todo aquele que é um escolhido tem como penhor o selo de Deus, que é o seu Espírito: "E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo" Gálatas 4.6-7. "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória" Efésios 1.13-14.

No final é a Glória do Senhor que será exaltada e não a do homem: "Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" Isaías 6.2-3. Todo aquele que não estiver escrito no livro da vida do Cordeiro, estará um dia diante do grande trono de Deus; será julgado pelas suas obras e depois lançado no lago de fogo: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras... E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" Apocalipse 20.12 e 15. Continua...

Retornar