Dia 08 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte II

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

DEUS COMO O CRIADOR

 

Se abrirmos a Bíblia e lermos a primeira página, notaremos Deus criando os céus e a terra, organizando e separando luz de trevas, águas de elemento seco. Produzindo ervas, árvores e frutos. Criando vida animal, criando o homem a Sua imagem e semelhança, e abençoando todas as obras das suas mãos. Se continuarmos a caminhar, penetraremos cada vez mais no conhecimento do Seu propósito na criação. Mas se voltarmos ao primeiro versículo, as Escrituras nos apresenta imediatamente a Pessoa de Deus, mostrando que antes de qualquer coisa ser criada Ele já existia. Foi Ele quem interrompeu o silêncio na eternidade, e passou a mostrar todo o seu poder, sabedoria e graça: "Antes que houvesse dia Eu Sou, também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu quem impedirá" Isaías 43.l3.

Existe nesta primeira revelação, uma coisa particularmente notável, que é a primeira coisa que Ele faz questão que aprendamos após nosso novo nascimento, que Ele é o Todo-Poderoso. É através dos seus atributos, que conhecemos que Ele é o arquiteto e edificador de tudo (Hebreus 11.10), o Alfa e o Omega da nossa salvação (João 1.1-3). Tudo o que temos proveio dEle, ninguém lhe deu coisa alguma para que seja retribuído (Jó 41.11).

Tudo que foi criado veio de seu próprio conselho (Romanos 11.33-34). Tudo é a plena e perfeita expressão de Sua vontade soberana (Efésios 1.5-11). Ele quis, disse, e tudo se fez: "Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos. Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu" Salmos 33.6-9.

Não há nada aqui em que a vã glória humana possa alimentar-se. Nada em que a pobre mente humana possa fazer qualquer especulação, porque Deus torna a sabedoria do sábio em loucura. Deus apanha os sábios nas suas próprias astúcias. O Senhor conhece as cogitações dos sábios que são vãs (I Cor 3.18-20). A verdadeira sabedoria está no reconhecimento de que Deus é o autor e Senhor de toda a criação, o Todo-Poderoso, e nós menos do que nada (Isaías 40.17); somos pó (Sal 103.14-15); semelhantes a um sopro (Sal 104.3-4); como a flor da erva que desabrocha e logo murcha (Isaías 40.5-8).

O novo nascimento tem como finalidade nos levar à Ele (I Pedro 3.18), à origem infinita de toda a verdadeira bem-aventurança (Tiago 1.17). E uma vez que estamos nEle, agora é necessário que cresçamos na graça e no seu conhecimento. Que conheçamos a glória do Pai na face de Cristo, o Todo-Poderoso: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6.

Jó só conhecia a Deus de ouvir falar. Por causa disso, falava de coisas que não entendia; coisas que eram demasiadamente maravilhosas e que ele não conhecia (Jó 42.1-6). Deus quando se manifestou a Jó, Ele se revelou como o Deus Todo-Poderoso e Criador de todas as coisas: "Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência" Jó 38.1-4.

Deus é o Todo-poderoso e o Criador de todas as coisas. Ele é o Criador e o que sustenta tudo e a todos: "Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas" Atos 17.23-25.

Não há outro Deus semelhante a Ele e nenhum outro haverá. Ele é o Deus Todo-Poderoso, Criador de todas as coisas: "Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça" Isaías 44.6-8. Amém. 

Retornar