Dia 09 de abril

 

 

Sermão do Monte - Parte XXIII

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

 

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem" Mateus 7.6.

Já fizemos a meditação deste texto no dia 14 de março, mas como estamos fazendo uma seqüência de meditações sobre o Sermão do Monte, iremos repetir abaixo a meditação. É bom sempre voltarmos a meditar na mesma Palavra, porque é segurança para nós: "Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão" Filipenses 3.1-2.

Por causa do desejo de falarmos das coisas de Deus para as pessoas, daquilo que temos visto e ouvido, muitas vezes nos esquecemos que o homem natural não compreende as coisas de Deus. Eles não compreendem porque elas discernem espiritualmente (I Coríntios 2.14). Somente os que são nascidos do Espírito compreendem as coisas de Deus claramente. O ensino é um cuidado de Deus para os seus filhos, mas não para os ímpios: "Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado" Mateus 13.11.

Deus não está vetando aos ímpios o evangelho, mas o ensino. O ensino é para os santos, é para os seus filhos, e o evangelho é para os pecadores. Jesus nos ensinou isto quando disse: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" Marcos 16.15. O evangelho é para toda criatura, agora o ensino, as coisas santas, as pérolas, são somente para os seus discípulos: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" Mateus 28.19-20.

No texto que iniciamos Jesus também nos ensina a mesma coisa quando disse: "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem" Mateus 7.6.

No texto de Filipenses que vimos acima, o Senhor nos ensina que os cães são os pastores, os maus obreiros que se iram contra Deus e contra a Sua Palavra: "Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte" Isaías 56.10-11.

Quantos irmãos e irmãs, no princípio da sua vida cristã, e até mesmo durante um período dela, recebem de Deus a Palavra pelo Espírito, e na alegria de compartilhar,  vão aos seus pastores e são por eles repreendidos e até expulsos da denominação que freqüentam? Esses cães não conhecem ao Senhor. Não servem ao Senhor, mas aos seus ventres. Esses, Jesus nos ensina a não dar as coisas santas de Deus; é para ser escondido, não mostrar e não anunciar: "Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo" Mateus 13.44.

Os porcos que Jesus se refere, são aqueles que têm nome de cristãos, mas não passam de porcos lavados pelo batismo da religião: "Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama" II Pedro 2.20-22.

Esses são os que têm aparências de cristãos, mas são filhos do maligno (Mateus 13.38). Lembremos também das virgens prudentes que não quiseram dar do seu óleo para as insensatas, porque ia lhes faltar (Mateus 25.8-9). Esses porcos irão calcar nossas pérolas de grande valor, e voltando-se contra nós, irão nos despedaçar. Esses são falsos cristãos que se tornam nossos perseguidores: "Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus" Salmos 55.12-14.

Esta é a exortação do Senhor para nós. Com as coisas santas e com as pérolas, devemos ser egoístas; devemos esconder e não dar aos cães nem aos porcos. As coisas santas e as pérolas devem ser dadas somente aos santos: "O que os teus olhos viram, não te apresses a revelar, para depois, ao fim, não saberes o que hás de fazer, podendo-te confundir o teu próximo. Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro puro, assim é o sábio repreensor para o ouvido obediente" Provérbios 25.8; 11-12. Amém. *CMTHG.

Retornar