Dia 09 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte III

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

DEUS E A SUA PALAVRA

Jesus disse a Marta que poucas coisas são necessárias, até mesmo uma só (Lucas 10.42), e esta única coisa é conhecê-lo: "E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; e tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" Lucas 10.38-42.

Cada dia que vivemos e aprendemos a Palavra de Deus, podemos experimentar que ela é viva e eficaz, e mais cortante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4.12). Por mais que possam apresentar filosofias modernas, vemos que a velha Palavra é muito mais recente e renovadora: "Há alguma coisa que se possa dizer: Vê, isto é novo? Ela já existiu nos séculos que foram antes de nós. O que é, já existiu, e o que há de ser, também já existiu; e Deus procura de novo o que já se passou"  Eclesiastes 1.10 e 3.15. "...mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia" II Cor 4.16.

A verdade não envelhece, pois ela sempre se renova na caducidade da mentira, do engano e dos artifícios humanos e malignos: "Eis que tão somente achei isto: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios" Eclesiastes 7.29. "A tua Palavra é a verdade desde o princípio, e cada uma das tuas justas ordenanças dura para sempre" Sal 119.160. O glorioso é saber que a mesma palavra que ouvimos, que nos gerou, que nos exorta, e que nos ensina hoje, é a mesma que gerava, exortava, ensinava e era pregada pelos irmãos a 1.000, 2.000 e a 6.000 anos atrás.

A mesma Palavra que nos regozijamos hoje quando nos é revelada por Deus, é a mesma que os irmãos se regozijavam no passado, e será a mesma que regozijarão no futuro, pois ela é eterna: "A glória do Senhor se revelará; e toda a carne juntamente a verá; pois a boca do Senhor o disse. Uma voz diz: Clama. Respondi eu: que hei de clamar? Toda carne é erva, e toda a sua beleza como a erva do campo. Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a Palavra do nosso Deus subsiste eternamente" Isaías 40.5-8.

A Palavra de Deus não é para ser adaptada ao conceito humano, nem mesmo ser interpretada, pois a interpretação não é nada mais nada menos que a adaptação, ou a conformação da Palavra de Deus aos moldes humanos. Ela é divina, saiu da boca de Deus, e não voltará para Ele vazia (Isaías 55.11). Nem um j ou um til cairá sem que tudo se cumpra (Mateus 24.35). Aquele que acrescentar alguma coisa, ou tirar alguma coisa, será achado mentiroso (Provérbios 30.6). Toda a Palavra tem a perfeita aprovação de Deus, e é por Ele cumprida: "Tantas quantas forem as promessas de Deus, está nEle o sim, e por Ele o amém (o assim seja), para a glória de Deus por nosso intermédio" II Cor 2.20.

A Palavra de Deus é a verdade. Ela é a perfeita expressão do Seu Ser, pois Ela é Cristo. Contra Ela não cabe argumentos, só o crer ou a incredulidade. Ela é cheiro de morte para a morte ou cheiro de vida para a vida. Nela só cabe a incredulidade para a condenação ou crer para a conservação da alma: "Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade" II Cor 13.8. Que o Senhor Jesus nos seja revelado em Sua Palavra, trazendo conhecimento, crescimento e santificação.

O que vamos ver em Sua Palavra, é totalmente abominável aos ímpios, mas para os santos não pode haver nenhuma restrição. Não há nada perversa nEla. As coisas reveladas são para nós e para os nossos filhos (Deuteronômio 29.29). Tudo o que Jesus tem recebido do Pai, ele nos tem dado a conhecer (João 15.15; 17.8). Se contestarmos a Sua Palavra, o mínimo que seja, estaremos contestando o próprio caráter de Deus e a Seu Filho Jesus. Não há na Palavra de Deus partes que nos interessam, e partes que não nos interessam. Toda a Escritura é divinamente inspirada por Deus, útil, e totalmente proveitosa (II Timóteo 3.16).           

Esperando na misericórdia do Senhor, vamos caminhar no poder e na revelação do Espírito Santo, pois, só Ele conhece as profundezas de Deus (I Cor 2.10). Só Ele pode nos revelar sobre a Sua Divindade. Como dissemos anteriormente, a partir do novo nascimento, começa a vida eterna. Vida eterna, como disse Jesus em João 17.3 é conhecer a Deus e a Jesus Cristo a quem Ele enviou.

Ele mesmo vem brilhar em nossos corações o conhecimento da Sua  Glória. Este conhecimento vem por meio de Jesus Cristo nossa vida. Todos os que são seus filhos, quem Ele predestina, chama, justifica, e quem também glorifica com a Pessoa de Jesus Cristo em nosso interior (Romanos 8.30, Colossenses 3.4), Ele se revela como o grande "EU SOU". Amém.

Retornar