Dia 11 de outubro

 

 

"...e estas coisas foram escritas para aviso nosso...".

I Coríntios 10.11.

 

É muito fácil para nós sentarmos na cadeira como juiz, e condenarmos a nação de Israel pela incredulidade deles. É verdade que eles foram rebeldes, tanto é assim que as Escrituras dizem que eles não puderam entrar por causa da incredulidade (Hebreus 3.19). É verdade que pela fé estamos firmes, mas devemos andar com temor durante o tempo da nossa peregrinação e não nos ensoberbecermos contra eles: "Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado" Romanos 11.18-22.

No texto que iniciamos de I Coríntios 10, nos versos de 1 a 5 diz: "ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto". Em Hebreus 4, versos 1 e 2 ainda dizem: "Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram".

Ambos os textos nos chamam a atenção para o temor que devemos ter ao olhar para a nação de Israel, sendo que eles gozaram das mesmas coisas que nós temos gozado: foram batizados em Moisés (figura de Cristo), comeram da mesma comida espiritual, beberam da mesma bebida espiritual que era Cristo, mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que ficaram prostrados no deserto; e no verso 11 ele diz: "Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia".

Alguns podem dizer: - Mas a salvação não é pela graça, e uma vez que fomos salvos por Deus, essa salvação não é eterna? Sim, é verdade, mas no verso 22 de Romanos 11, Ele diz: "Considera pois a bondade e a severidade de Deus...". Em outro lugar Ele ainda diz: "Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo" Hebreus 4.3. Deus também tinha preparado uma salvação para Israel, mas eles foram cortados porque provocaram a ira de Deus.

Deus nos ensina isso, porque a vida cristã sem temor, crendo numa graça leviana, nos leva a uma vida indolente, frouxa, inconstante, insubordinada e insensata: "Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir" Mateus 25.7-13.

Jesus conta nesta parábola que todas elas eram virgens, figura de uma pessoa regenerada, mas nem todas eram prudentes: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" Efésios 5.15-18. A seguir veremos os exemplos daquilo que provocou a ira de Deus sobre a nação de Israel, apresentados pela Palavra, que devemos ter como exemplo nosso. Amém.

Retornar