Dia 12 de fevereiro

 

 

"E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos".

Mateus 24.11.

Ouvi certa vez uma exposição das Escrituras, aonde o preletor ocupava-se em fazer com que o povo cuida-se com o engano. Ele insistia em dizer aos ouvintes que cuidassem com o engano, porque ele era muito parecido com a verdade. Que o engano era uma verdade maquiada, mas não é assim que Deus nos ensina. O nosso Pastor nos ensina a Sua Palavra, com o propósito de nos levar às águas de descanso. O ensino é para refrigerar nossa alma, e não nos causar preocupações: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma..." Salmos 23.1-3.

Deus nos ensina que o engano está no mundo, porque o mundo jaz no enganador desse mundo (I João 5.19): "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo" I João 4.1. Esses profetas enganarão a muitos, mas aquele que perseverar até o fim será salvo (Mateus 24.13).

O engano e os enganadores estão no mundo, mas já os temos vencido, por aquele que está em nós, Cristo Jesus, é maior do que todo o engano e todo enganador: "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo" I João 4.4. Não há engano para aquele que tem ouvido e aprendido de Jesus: "Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus" Efésios 4.21.

O mundo jaz no maligno, no engano, mas Deus nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro, e nEle estamos: "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" I João 5.20.

A verdade não é um argumento, ou uma doutrina, mas uma Pessoa, a Pessoa do Senhor Jesus Cristo: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14.6. Quem pertence a Jesus, e é ovelha do seu pastoreio, conhece a Sua voz e nunca seguirá o estranho: "E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos" João 10.4-5.

E Jesus ainda diz: "Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi" João 18.9. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" João 10.27-29.

Não temos que nos preocupar com o engano, porque o Senhor é o nosso Pastor. Precisamos apenas confiar, estarmos sóbrios, vigilantes, e nos humilharmos debaixo da Sua potente mão, porque Ele tem cuidado de nós: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" I Pedro 5.6-76. Amém.

Retornar