Dia 13 de novembro

 

 

PARTE IX

"Olhando firmemente para Jesus,

autor e consumador da nossa fé...".

Hebreus 12.2.

 

 

Em Hebreus 11.32-40, Deus ainda nos diz: "E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados".

Diante de todos esses bons testemunhos, daqueles que o alcançaram pela fé, o Senhor nos ensina em Sua Palavra: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da fé..." Hebreus 12.1-2.

Eles combateram o bom combate, correram a carreira e guardaram a fé. A coroa da justiça já está guardada para eles, a qual o Senhor lhes dará naquele dia; e não somente a eles, mas também a todos os que amarem a sua vinda (II Timóteo 4.7-8). A exortação do Senhor para nós, que ainda temos uma carreira para correr e uma vitória para alcançar é: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" I João 5.4, e que a corramos com perseverança, olhando para o alvo: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" Filipenses 3.13-14.

Estamos no mundo, mas não somos do mundo; por isso, para nós cristãos que ainda estão no mundo,  o Senhor nos diz: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" II Coríntios 6.14-18 e 7.1.

Deus provera coisa melhor para nós. Todos eles morreram na fé, viram e abraçaram de longe, mas não a alcançaram. Nós já gozamos daquilo que para eles ainda era uma promessa. Portanto, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos assedia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé; porque fazendo isso, nunca jamais tropeçaremos: "Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" II Pedro 1.10-11

Nesta carreira, o Espírito tem nos ensinado a olhar para Jesus, a estar nEle, a ouvir e aprender dEle, a estar arraigado nEle, a crescer nEle. Assim como o Espírito nos ensinou, é para permanecer nEle. Se permanecermos nEle não ficaremos confundidos na sua vinda: "E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda" I João 2.27-28. Amém.

Retornar