Dia 14 de agosto

 

 

"...dele procedem as fontes das vida".

Provérbios 4.23.

 

O homem natural, terreno e pecador, é uma alma vivente, porque é geração de Adão: "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente... qual o terreno, tais são também os terrenos..." I Coríntios 15.45 e 48.

Toda alma vivente conta apenas com os seus sentidos naturais e com a sua capacidade de obter conhecimento. Qualquer coisa que ele necessite precisa buscar em alguma fonte externa.

Mas todo o conhecimento que um pecador possa adquirir, não pode livrá-lo do que opera contra ele: o seu próprio coração maligno. "E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem" Marcos 7.18-23.

O homem espiritual é feitura de Cristo, ele é uma nova criatura, nascido de Deus.  O seu coração de pedra, maligno,  foi trocado por Deus por um novo coração (Ezequiel 36.26-27). Agora é Cristo quem vive pela fé nesse novo coração (Efésios 3.17).

Todo aquele que é uma nova criatura não é mais alma vivente, mas espírito vivificante, porque o Espírito de Cristo que vive nele é o que vivifica todas as coisas: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida" João 6.63.

O homem espiritual não precisa mais buscar em fontes externas qualquer coisa, porque Cristo é quem vive nele e opera tudo em todos: "Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos" Colossenses 3.11.

Uma vez em Cristo, tudo agora, até mesmo o querer e o efetuar, deve proceder dessa Pessoa: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus" Filipenses 2.13 e II Coríntios 3.4.

Não há mais nada externo que possa nos beneficiar de alguma coisa, mas é do novo coração que agora toda a vida procede: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem" João 7.38-39.

É de Cristo que habita pela fé em nossos corações que procede a vida abundante: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" João 10.10.

Não quero dizer que estamos livres totalmente da influência da nossa carne e da nossa alma. Só que nelas não iremos encontrar bem algum, somente morte, ansiedades, preocupações, incredulidade e etc...

O que estamos dizendo é que não devemos nos furtar de tal fonte de vida, e crer que é do nosso coração, de Cristo, que procedem as fontes da vida e não mais de nenhuma outra coisa. É ele que devemos guardar e  consultar: "... consultai com o vosso coração em vosso leito, e calai-vos" Salmos 4.3. Amém.

Retornar