Dia 14 de fevereiro

 

 

"Nuvens e escuridão estão ao redor dele; 

justiça e juízo são a base do seu trono".

Salmos 97.2.

 

Quando se fala em juízo de Deus, muitos não acreditam nele. Algumas religiões nunca falam em juízo, somente num tempo, em um lugar determinado, para purgar os seus pecados. Outros acreditam que Deus jamais executará juízo, que será complacente, porque Ele é um Deus bondoso e misericordioso; dizem que o juízo será executado somente sobre aqueles que são extremamente perversos.

A idéia que se tem, é que Deus colocará cada pessoa numa balança para pesar as boas e as más obras. Caso penda para o lado das boas obras, será justificado. Caso penda para o lado das más obras será condenado; mas Deus não sustenta essa insensatez.

A justiça de Deus é pela graça, por meio da fé, e não por obras: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2.8-9.

No texto que iniciamos, o Senhor nos ensina que justiça e juízo são a base do seu trono. Ele diz em Sua Palavra, que ninguém deseje o dia do juízo, porque ele será horrendo: "Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores" Isaías 13.9.

No dia do Senhor, quando o Seu trono de juízo for estabelecido, só haverá juízo. O juízo será para os mortos, para todo aquele que não for achado escrito no livro da vida do Cordeiro: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" Apocalipse 20.12 e 15. Aqueles que não tiverem o Filho (I João 5.12), que não tiver a vida, serão lançados no lago de fogo.

Esse dia haverá realmente, quer os homens creiam ou não. Para testemunhar sobre esse dia, Deus ressuscitou a Seu Filho Jesus dentre os mortos: "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" Atos 17.31.

Neste trono há juízo, mas nele também há misericórdia e graça. O amor de Deus, a sua graça e a sua misericórdia, são para hoje e não para o dia do juízo. O dia oportuno para alcançarmos misericórdia e acharmos graça é hoje, e não naquele dia horrendo: "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" Hebreus 4.16.

Hoje é o dia que o Senhor fez; hoje é o dia da salvação (II Coríntios 6.2). Nesta manhã, a misericórdia do Senhor se renovou sobre nós (Lamentações 3.22-23). Hoje Ele não está com a sua mão encolhida para que não possa salvar (Isaías 59.1). Hoje o Senhor não quer que ninguém se perca, mas que todos venham a arrepender-se: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" II Pedro 3.9.

É para chegarmos hoje ao trono da graça, porque fazendo assim, no dia do juízo estaremos fora dele. Muitos nesse dia irão ao Senhor para buscar complacência, para exporem as suas obras, mas só encontrarão juízo: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" Mateus 7.22-23.

Deus é misericordioso, é amoroso, é bondoso, mas é justo também. Naquele dia, Ele não poderá destruir a base do seu trono justificando o ímpio: "O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente..." Naum 1.3. Deus é amor, mas é vingador também: "O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos" Naum 1.2. 

Olhemos hoje para a suprema riqueza da sua bondade para conosco em Cristo Jesus (Efésios 2.7). Este é o tempo para gozarmos do seu amor para conosco em Cristo Jesus. Cheguemos-nos confiadamente ao trono da graça, porque hoje iremos receber misericórdia e achar graça, e sermos socorridos, e não naquele dia (Hebreus 4.16).

Não desprezemos o seu trono de graça hoje, porque naquele dia Ele será somente fogo consumidor: "Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é um fogo consumidor" Hebreus 12.28-29. Amém.

Retornar