Dia 17 de fevereiro

 

 

"Porque todos quantos fostes batizados 

em Cristo já vos revestistes de Cristo" 

Gálatas 3.27. 

 

Muitos interpretam essa palavra "batizados" com o batismo nas águas. O texto de Romanos 6.3 e 4, também é interpretado pelos que torcem as Escrituras, como a batismo nas águas, mas não é isto que o Espírito nos ensina: "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida".

No texto seguinte, em Romanos 6.5, Deus nos ensina o que é esse batismo na morte de Cristo: "Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição". O nosso batismo em Cristo, não é o batismo nas águas, mas é Deus nos plantando, nos incluindo na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo: "Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" Colossenses 3.3.

Jesus falou várias vezes desse batismo, e mostrou claramente que não falava do batismo nas águas; porque nas águas, Ele já tinha sido batizado: "Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!" Lucas 12.50. Novamente, estando com seus discípulos Ele disse: "E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado; mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado" Marcos 10.37-40.

O batismo nas águas é realizado pelos homens, mas o batismo em Cristo foi realizado por Deus. Disso também profetizou João Batista quando disse: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo" Mateus 3.11.

O texto que iniciamos nos diz: "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo". O batismo em Cristo se deu quando Jesus nos atraiu nEle naquela cruz: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer" João 12.32. O batismo em Cristo nos levou a participar de tudo o que aconteceu com Jesus naquela cruz: Ele morreu, nós morremos juntamente com Ele. Ele foi sepultado, nós fomos sepultados juntamente com Ele. Deus o ressuscitou dentre os mortos e declarou Jesus Seu Filho, também nos deu vida juntamente com Cristo e nos fez seus filhos: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6.

Essa nossa inclusão na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, é que é o batismo de Deus em Cristo. O nosso batismo em Cristo, é aquele que Jesus disse que podíamos participar. E como diz o texto: "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo", se cremos, já estamos revestidos de Cristo. Já estamos crucificados com Cristo; não vivemos mais, mas Cristo é quem vive em nós (Gálatas 2.20).

O batismo nas águas não salva ninguém, mas todo aquele que crê em seu batismo em Cristo, já está revestido de Cristo, já está salvo pela sua vida: "Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos" Romanos 6.8. Amém. 

Retornar