Dia 17 de outubro

 

 

"Escondi a tua palavra no meu coração,

para eu não pecar contra ti".

Salmos 119.11.

 

O pecado procede do coração do homem, e o não pecar também. Mas então existe uma dualidade no coração do homem? Existe nesse coração o lado bom e o lado mau? Alguns faladores vãos até dizem que sim, mas Jesus diz que não: "Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem" Marcos 7.21-23.

No homem velho, no homem pecador a imagem de Adão, a Palavra de Deus pode estar apenas no seu entendimento, como letra, mas no seu coração está o pecado: "Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros" Romanos 7.20-23.

O homem nasce com um coração de pedra; corrupto e perverso: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17.9. Esse coração tem que ser trocado por Deus: "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis" Ezequiel 36.25-27.

Essa troca de coração é o novo nascimento que Jesus disse; é um nascimento do Espírito onde Cristo passa a habitar em nós: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" João 3.3-6. Nesse novo coração, que é Cristo, ele imprime a Sua própria Palavra: "Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo" Hebreus 8.10.

Agora, como novas criaturas, com a Palavra escrita nesse novo coração, não precisamos mais fazer força para não pecar contra Deus, pois toda a disposição desse coração novo é voltar-se para Deus, para conhecê-lo como Senhor: "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração" Jeremias 24.7.

E você, já creu em seu novo nascimento em Cristo? Porque já morremos com Ele e nascemos de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pedro 1.3). Você tem andado em santidade diante de Deus ou em pecado? Do seu coração procedem as fontes da vida (Provérbios 4.23), ou os maus pensamentos?

O Senhor nos ensina em Sua palavra, que o salário do pecado é a morte. Deus não tem prazer em nossa morte eterna, por isso nos deu um dom gratuito em Cristo Jesus. Se você ainda está no pecado, clame assim: - Senhor, tem misericórdia de mim pecador (a); eu não te conheço porque o pecado faz separação entre eu e ti, mas Jesus me atraiu a si naquela cruz e me fez participante da Sua morte, e o Senhor me deu vida juntamente com Ele. Pela graça fui salvo. Muda esse meu coração perverso, e me dê um coração novo, para que eu possa guardar a Tua Palavra no meu coração e não mais ser escravo dele, para poder viver para ti. Amém.

Retornar