Dia 18 de junho

 

 

"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não

te estribes no teu próprio entendimento".

Provérbios 3.5.

 

 

Não há coisa pior na caminhada cristã que a presunção. Presumir é prever algo baseado em certas probabilidades, é imaginar algo estribado em nosso próprio entendimento. Presumir é confiar em nossos sentidos e não em Deus. Presunção é uma grande transgressão diante de dEle, porque é ensoberbecer-se diante daquele que tudo pode, e que fará toda a sua vontade: "Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos. Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão" Salmos 19.12-13 *CMTHG.

Um testemunho precioso na Palavra de Deus sobre isto é de Davi na cidade de Queila: "E foi anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila, e saqueiam as eiras. E consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Irei eu, e ferirei a estes filisteus? E disse o SENHOR a Davi: Vai, e ferirás aos filisteus, e livrarás a Queila. Porém os homens de Davi lhe disseram: Eis que tememos aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra os esquadrões dos filisteus. Então Davi tornou a consultar ao SENHOR, e o SENHOR lhe respondeu, e disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão. Então Davi partiu com os seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou os gados, e fez grande estrago entre eles; e Davi livrou os moradores de Queila. E sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com o éfode na mão. E foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila, e disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos, pois está encerrado, entrando numa cidade de portas e ferrolhos. Então Saul mandou chamar a todo o povo à peleja, para que descessem a Queila, para cercar a Davi e os seus homens. Sabendo, pois, Davi, que Saul maquinava este mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui o éfode. E disse Davi: Ó SENHOR, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim. Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! SENHOR Deus de Israel! Faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá. Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o SENHOR: Entregarão. Então Davi se levantou com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila..." I Samuel 23.1-13.

Davi era um homem experimentado nas guerras, como também eram os seus homens. Os filisteus saqueavam a cidade de Queila. Para libertá-la das mãos dos filisteus, Davi não "presumiu" nem ouviu seus homens, mas consultou ao Senhor, e Ele lhe deu a vitória. Queila era uma cidade que cercada não tinha saída, por isso, Saul "presumiu" que Deus tinha entregado Davi em suas mãos. Davi soube do intento de Saul e não "presumiu" novamente, mas consultou o Senhor. Ele poderia confiar na fidelidade de um povo que ele tinha acabado de libertar das mãos dos seus inimigos. Quando consultou ao Senhor mais uma vez, se eles poderiam entregá-lo a Saul, Deus lhe disse: "Entregarão. Então Davi se levantou com seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila".

Davi não presumiu e saiu vitorioso; já Saul presumiu e saiu envergonhado. Irmãos, na vida cristã não cabem presunções, mas fé. No Reino de Deus não se fazem planos, mas se conhece a vontade de Deus. Deus não usa métodos e regras; em cada  nova situação é necessário conhecermos a Sua vontade. Fazer planos calcados em nosso próprio entendimento ou nas nossas habilidades, ou fazer as coisas baseadas em acontecimentos do passado não passam de presunções.

Davi no Salmo 16, verso 8 diz: "Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei". O que vai adiante de você, sua presunção ou o Senhor? Se for sua presunção então você está cheio de planos e estratégias. Se for o Senhor então o que você tem é a Sua Palavra: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" Salmos 119.105.

Muitas coisas ainda não entendemos. Também não entendemos certos caminhos que o Senhor nos conduz, mas um dia seremos consolados e veremos que nada foi sem razão: "E sereis consolados, quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto nela tenho feito, diz o Senhor Deus" Ezequiel 14.23. É melhor descansarmos na Sua vontade ainda que não a compreendamos do que andarmos na nossa presunção.

Em qualquer circunstância, melhor do que presumir é dizermos: Se o Senhor quiser faremos isto ou aquilo. "Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna" Tiago 4.13-16. Amém. 

Retornar