Dia 18 de novembro

 

 

"...mas estais estreitados nos vossos próprios afetos".

II Coríntios 6.12.

 

Deus nos fala no final do capítulo 6 de II Coríntios, no verso 18, que Ele é o nosso Pai e nós somos seus filhos e filhas. Somos uma família, membros da família de Deus: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e membros da família de Deus" Efésios 2.19. Agora somos uma família congregada em um só corpo por Jesus: "Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos" João 11.51-52.

O Senhor nos ensina em sua Palavra que não devemos contrair matrimônio com os ímpios. A nossa esposa, marido, genros e noras devem estar dentro da nossa parentela, entre os filhos de Deus: "Quando o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos" Deuteronômio 7.2-3, porque só os que crêem, são os verdadeiros familiares: "E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe" Marcos 3.32-35.

Deus nos ensina a não casar e não se associar com os incrédulos. A não ter qualquer tipo de aliança ou negócio com eles, quando diz: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo" II Coríntios 2.14-16.

O prazer do cristão deve estar no Senhor e no seu povo: "A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; além de ti não tenho outro bem. Quanto aos santos que estão na terra, eles são os ilustres em quem está todo o meu prazer" (CMTHG) Salmos 16.2-3. Nós não temos uma vida em comum com os irmãos, porque estamos estreitados em nossos próprios afetos. Estreitamos esta comunhão quando casam com ímpios e ficam divididos na família. Passa a ser necessário agradar a outra família também e com isto estreita o relacionamento entre os irmãos. Quando não é casamento, é sociedade com os ímpios, deveres sociais com a própria família, progenitores e etc...

Se a nossa comunhão, o relacionamento como corpo, como o povo de Deus, a Igreja de Cristo, está difícil, (não digo isso em relação a participar de uma denominação, ou ir a um culto, mas de uma vida em comum com os irmãos) esta dificuldade não procede de Deus, que deseja muito que os seus filhos andem em comunhão. Ela vem de nós mesmos: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união" Salmos 133.1; porque estamos estreitados em nossos próprios afetos.

Os afetos muitas vezes têm impedido essa comunhão entre os santos. Não andamos por afetos, mas por amor. Essa comunhão só é possível gozar com o povo de Deus: "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" Atos 2.44-47.

Não estreitemos o nosso relacionamento com os santos, em troca de afetos com os ímpios; antes, devemos condenar as suas obras: "Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe" Efésios 5.10-12.

Devemos seguir o amor, a fé, a justiça, a paz e aquilo que serve para edificação mútua, com aqueles que invocam o nome do Senhor: "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor" II Timóteo 2.19-22.

Dilatai o vosso coração; siga as pisadas das ovelhas (Cantares 1.8), porque há um só rebanho e um só pastor (João 10.16). E esse pastor nos diz: "Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei" II Coríntios 6.17. Amém.

Retornar