Dia 18 de setembro

 

 

"... não de semente corruptível...".

I Pedro 1.23.

 

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre". O verbo "sendo", nos mostra que geração é um ato que não podemos fazer. Fomos gerados por alguém, e somos de novos gerados por outro. Fomos gerados a princípio pelos nossos pais; gerados de semente corruptível. Trouxemos dos nossos pais uma herança genética e nascemos corrompidos pelo pecado: "Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras. O seu veneno é semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos" Salmos 58.3-4. "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano" Efésios 4.22.

Essa nova geração também não é realizada por nós. Como na primeira geração nada dependeu de nós para que fosse realizada, nessa nova também não depende de nós, mas exclusivamente de Deus. Na primeira geração a semente foi corruptível, mas nessa nova, somos de novo gerados de semente incorruptível, pela Palavra de Deus viva. Essa semente incorruptível é a divina semente, é Cristo resplandecendo em nossos corações: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6.

Quem nasce nessa geração corrupta e perversa (Atos 2.40), pode permanecer nela eternamente se não nascer de novo: "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo" João 3.7. Irá perecer eternamente como pecador: "Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus" Salmos 9.17. Aquele que é de novo gerado de semente incorruptível também viverá eternamente incorruptível, porque a vida que vem pela Palavra de Deus viva é eterna, e não pode ser jamais corrompida: "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão" João 10.28. "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus" I João 3.9.

Uma vez gerados de novos de semente incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, ela permanece para sempre. Como na primeira geração, a segunda geração não pode mais ser desfeita. Todo aquele que foi de novo gerado de semente incorruptível é um filho de Deus, e herdeiro eterno: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" Mateus 25.34.

Em que baseia a sua fé? Cristo é a sua vida ou você ainda é um pecador? Você ainda pertence à primeira geração corruptível ou já foi de novo gerado de semente incorruptível? Você ainda está morto em delitos e pecados ou tem uma fonte em você que jorra para a vida eterna? Não se engane com a sua religiosidade, ou com o que os homens lhe disseram, porque Jesus nos diz: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" João 3.3. "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro" Apocalipse 21.27. Amém.

Retornar