Dia 19 de fevereiro

 

 

"...porém Deus não o entregou na sua mão". 

I Samuel 23.14.

 

A primeira experiência necessária para com Deus, em qualquer ser humano neste mundo, é o novo nascimento. Como vimos anteriormente, é necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus, para ver Deus reinando sobre tudo: "O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo" Salmos 103.19.

Após a regeneração, o primeiro ensino que Deus dá a todos os seus filhos, é que Ele é Soberano. Ele abre os nossos olhos para ver e entrar no seu Reino. Deus é soberano, e o seu reinado é total; sem neutralidades, nem impedimentos. Seja sobre os homens, os anjos, ou qualquer outra criatura: "E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?" Daniel 4.35.

Não há nada que possa passar despercebido por Deus. Tudo está nu e patente perante os seus olhos: "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" Hebreus 4.13. Não há nada que escape aos olhos de Deus; nada que fique sem o seu conhecimento: "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa" Salmos 139.7-12.

Nesta passagem das Escrituras que iniciamos, de I Samuel 23.14, Deus nos ensina que Saul, com seus exércitos, perseguia a Davi. Davi tinha ficado em um monte, no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém o Senhor não o entregou em suas mãos. Deus não deixou que Saul encontrasse Davi. 

Tudo que foi escrito, para nosso ensino foi escrito. Nesta passagem também Deus quer nos ensinar que devemos sempre entregar tudo a Ele, e saber que nada foge ao seu controle. Ele com isso têm nos ensinado a descansar e esperar nEle. Jamais faremos isto se não crermos que Deus é Soberano e poderoso para fazer tudo. Nabucodonozor precisou comer erva como os bois por 7 tempos, até entender que era o céu que reinava (Daniel 4). Já o seu filho Belsazar  não creu, e a mão do Senhor veio lhe mostrar o seu juízo (Daniel 5.18-23).

Quanto a nós, não entendemos muitas vezes porque as coisas sucedem desta ou daquela maneira, mas tudo está debaixo da sua soberana vontade. Mesmo antes de conhecermos a Deus, tudo estava debaixo do seu controle soberano: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" Romanos 8.28.

Hoje podemos não entender, mas podemos crer, descansar e habitar no esconderijo do Altíssimo. Um dia, se assim o Senhor quiser, seremos consolados quando virmos o seu caminho e os seus feitos, e saberemos que não foi sem razão tudo quanto Ele fez: "E sereis consolados, quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto nela tenho feito, diz o Senhor Deus" Ezequiel 14.23.

Se cremos que Deus é Soberano, e que tudo está em seu controle, então não importa qual seja a situação que estamos vivendo hoje. Seja aos nossos olhos triste ou alegre. Nos agrade ou desagrade. Tudo está contribuindo para o bem; portanto, podemos dar graças em tudo, e esperar inteiramente na Sua Graça: "Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre" Deuteronômio 32.39-40. Amém.

Retornar