Dia 20 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XIII

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A ONIPRESENÇA DE DEUS I

 

A Onipresença de Deus é o atributo que lhe dá poder de estar presente em toda parte  e em qualquer tempo. Somente Deus é Onipresente e pode estar em todos os lugares e em todos os tempos no mesmo instante. Ao nosso entendimento isto é impossível de ser compreendido, mas se pudéssemos colocar Deus em nossa cabeça, Ele não seria mais Deus. O salmista falou desta incompreensão quando lhe foi revelado esta Onipresença de Deus: "Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir" Salmo 139.6. Nós podemos crer na Onipresença de Deus, mas não podemos atingir tal conhecimento.

Quanto mais conhecemos a Deus, mais podemos ver como o homem é presunçoso. A Onipresença de Deus o torna atemporal, isto é, Ele é o princípio e o fim, Ele vive a eternidade e também 100% esse momento: "Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim" Apocalipse 22.13. "...eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mateus 28.20. Como alguém pode ser o princípio e o fim, e também estar conosco todos os dias? Aqui não está dizendo que Jesus estava no princípio e estará no fim, mas que Ele é o princípio e o fim. Somente Ele pode estar no princípio, no fim, e agora em nós ao mesmo tempo, por isso é que Ele é o Único Ser Onipresente.

Para Deus não existe um passado, presente ou futuro, mas Ele vive uma eternidade, e esta eternidade Ele vive agora; Ele é um ser eterno e presente. Como vimos anteriormente, os atributos de Deus estão interligados entre si, e a Onipresença de Deus está diretamente ligada à Sua Onisciência. Sua Onisciência o faz conhecedor de tudo e de todos, e sua Onipresença o torna presente em todos os lugares e em todos os tempos. Isto nos mostra que Deus está em todos os lugares e possui pleno conhecimento de tudo que ocorre: "Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também" Salmo 139.7-8.

Quando falamos de Onipresença, é lógico que não estamos falando de uma presença no sentido corporal, mas espiritual. Deus é Espírito (João 2.24), e a Sua Presença enche os céus e a terra: "Esconder-se-á alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra?" Jeremias 23.24. A Palavra nos ensina que o Senhor é o Espírito (II Coríntios 3.17), e Jesus é o Senhor. Sendo Ele o próprio Deus, e Onipresente, Ele pode cumprir a Sua Palavra e estar conosco sempre: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada" João 14.23.

Deus está presente com todo o seu ser em todos os lugares. Sua Onipresença nos mostra que Ele já se fez presente em nossas vidas desde os tempos eternos. É grandioso para seus filhos e tremendamente odiado pelos ímpios esse seu atributo. A Sua Onipresença nos traz segurança, porque ainda que estivermos passando pelo vale da sombra da morte teremos a certeza que a Sua Presença estará conosco (Salmo 23.4).

Para os ímpios isto é terrível. Quem anda nas trevas, não gosta que suas obras sejam vistas nem reprovadas: "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os bons e os maus" Provérbios 15.3. "Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas" João 3.20. Deus está presente em tudo e dará a cada um conforme as suas obras. Amém.

Retornar