Dia 21 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XIV

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A ONIPRESENÇA DE DEUS II

Que consolo é para nós sabermos que Deus é Onipresente, e que tristeza para os ímpios. Agora esta Onipresença não substancializa Deus na  sua criação. Esta heresia se chama panteísmo. O panteísmo diz que Deus está materializado em toda a sua criação. Ele está presente nas árvores, nos rios, nos mares, nas montanhas, e etc... É fato que podemos ver seu poder e sua divindade nas coisas criadas (Romanos 1.20), mas Deus não é a criatura e sim o Criador. Deus está presente em todos os lugares, mas Deus não é uma árvore, nem um rio, mas é o Espírito: "Para que buscassem a Deus, se porventura, tateando o pudéssemos achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós" Atos 17.27.

Certa vez um homem ateu perguntou a um filho de Deus que conhecia a Sua Onipresença: - Onde está Deus? O cristão lhe disse: - Onde não está Deus? Sua Onipresença não pode ser entendida pelos ímpios, mas nós não devemos temê-la.  Deus sempre desejou estar presente com as suas criaturas. É um prazer para Deus estar presente e participar em cada situação da vida de suas criaturas: "Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens" Salmos 104.27-28; quanto mais a Sua criatura mais querida: o homem. O seu maior desejo é a comunhão conosco, e principalmente se fazer presente em nós: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós" João 14.16-18.

O dia em que Deus retirar o seu Espírito, e isto será por pouco tempo, a terra viverá o maior caos da sua história. Sem a presença do seu Espírito, a única presença que será encontrada é a de Satanás e dos seus ministros com seus sinais e prodígios de mentira: "Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem" II Tessalonicenses 2.7-10.

Cada vez que olhamos para os seus atributos, vamos percebendo que  somente com o conhecimento de Deus é que podemos confiar, esperar e descansar. "Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim" diz o salmista, e sua certeza é que Deus estava à sua mão direita e jamais seria abalado (Salmo 16.8). A maior e mais bendita porção que podemos receber de Deus é a Sua Presença em nós. Só ela pode proporcionar a alguém abundância de alegria (Salmo 16.11), e confiança até quando dormimos: "O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre" Salmo 121.8.

Deus é Onipresente, e vê em secreto, como disse Jesus (Mateus 6.6), por isso, seus olhos estão em toda a parte, esquadrinhando cada pensamento, cada passo, contando cada fio de cabelo que cai de nossa cabeça, e Sua Palavra disto testifica quando diz: "Ah! Senhor Deus! És tu que fizeste os céus e a terra com  teu braço estendido! Nada há que te seja demasiado difícil! Grande em conselho, e poderoso em obras, cujos olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens" Jeremias 32.18-19. "Pois os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se acham eles escondidos da minha face, nem está a sua iniquidade encoberta aos meus olhos" Jeremias 16.17. "Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos" Jó 34.21. "Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas" Provérbios 5.21.

Você já pensou se Deus não fosse Onisciente, o que nos poderia fazer o maligno? Por outro lado, você já pensou se esse Deus invisível mas Onipresente, tivesse para conosco sentimentos maus. Isto seria duplamente terrível, mas saiba que a finalidade de Sua Presença é benigna, misericordiosa, e amorosa para com todos. Desde o princípio Deus se fez presente, e sempre com a finalidade de salvar, não querendo que ninguém se perca, mas que todos venham a arrepender-se (II Pedro 3.9).

Para o pecador que está separado de Deus, seus pecados não podem ficar distante dos olhos de Deus e de seu juízo; por outro lado, Ele também preparou uma salvação por Jesus Cristo. Agora conosco, os seus filhos, nada nos poderá separar da Sua presença  nem da Sua comunhão: "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" Romanos 8.38-39.

Deus é Onipresente, e o conhecimento desse atributo é necessário porque nos traz descanso, alegria, segurança e alento. Quando o povo pecou contra Deus no monte Sinai, Deus disse a Moisés que enviaria um anjo para ir com eles, porque senão sua glória iria consumi-los. Moisés que conhecia a Deus intercedeu para que Deus fosse com eles e não um anjo. Deus lhe disse: "Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso" Êxodo 33.14.

Esta expressão se torna mais clara a nós, mostrando-nos que não adianta tentarmos viver diante de Deus sem conhecê-lo que Ele é o Todo-Poderoso. Ele é um Deus que se faz presente. Ele já era presente a nós mesmo antes da fundação do mundo, o é agora e o será pela eternidade. Ele tem se manifestado a nós como Onipresente para que gozemos da comunhão dessa Sua Presença: "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor" I Coríntios 1.9. "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo" I João 1.3. Amém.

Retornar