Dia 22 de agosto

 

 

Parte II

"...deixando os rudimentos da doutrina de

Cristo, prossigamos até à perfeição...".

Hebreus 6.1.

 

Este pequeno relato nos mostra claramente que nenhum dos ministérios de Jesus podem ser desprezados. É necessário primeiro plantar, regar e depois cuidar para que a lavoura de Deus dê muito fruto. Um planta, o outro rega, e na lavoura de Deus é Ele quem dá o crescimento. Não podemos ficar somente nos rudimentos da doutrina de Cristo, é preciso seguir para a perfeição. Toda a Palavra de Deus é divinamente inspirada e útil. Não podemos editá-la a nosso bel-prazer: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" II Timóteo 3.16-17.

A Igreja necessita em todos os tempos desses ministérios e da Sua Palavra para cada um deles. Fomos evangelizados e é necessário que não nos esqueçamos desse ministério. Não havendo plantio não há o que se cuidar. Após o plantio a Igreja precisa ser alimentada e exortada, porque se isto for ignorado, também o que plantou não colherá o seu fruto. Em sua lavoura é o próprio Senhor que planta, rega e cuida: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" Efésios 4.11-13. "Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos" Efésios 5.29-30.

Oremos ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara, e que o Senhor não nos deixe ficar infrutíferos no entendimento e nem no cuidado com aqueles que militam na Palavra e velam pelas nossas almas, porque quem está nesses ministérios não são dos homens, mas sim Jesus Cristo o nosso Senhor: "Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte. E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos" Tito 3.13-14. "Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário" I Timóteo 5.17-18. "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil" Hebreus 13.17. Temos a unção da parte do Santo. Amém.

Retornar