Dia 24 de outubro

 

 

"...que apresenteis os vossos

corpos em sacrifício vivo...".

Romanos 12.1.

 

O livro de Romanos traz em cada capítulo a revelação do evangelho, e da vida do justo de fé em fé. Cada capítulo é um passo de fé e também de virtude: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé" Romanos 1.16-17.

Não há fé sem virtude, sem a ação sobre a Palavra. Lembrando que toda a virtude é da Pessoa de Cristo, da Sua manifestação em glória através de nós: "E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo" II Pedro 1.5-8.

O capítulo 12 do livro de Romanos, é mais uma experiência depois da justificação pela fé, da morte em Cristo, da morte para a lei, da vida no Espírito, da nossa eleição em Cristo, da pregação dessa Palavra e da incredulidade de Israel e da nossa fé. Esse capítulo 12 nos leva a um sacrifício voluntário. Aqui não é boa, perfeita e agradável vontade de Deus, para satisfazer os nossos desejos - como alguns pensam - mas a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, que é Cristo.

Esse texto fala de holocausto, de sacrifício total a Deus, de entrega total. Nós não morremos para vivermos para nós, mas para vivermos para Deus e para Seu Filho Jesus: "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus" Romanos 7.4. Morremos e recebemos vida nova. Esta nova vida agora é nossa, nos foi dada por Deus, mas não podemos retê-la, é preciso oferecê-la em holocausto a Deus para podermos ver a Sua Igreja.

Na morte com Cristo ganhamos de Deus uma nova vida, agora o holocausto, é a entrega desta vida totalmente a Ele. A finalidade do holocausto é uma total entrega a Deus, com o propósito de vermos e vivermos para o Senhor, em favor da Sua Igreja: "Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros" Romanos 12.4-5.

Enquanto não a entregarmos a Deus nesse holocausto, nós vamos ver a Igreja de Cristo como um benefício para nós, onde encontramos deleite para a nossa alma nas reuniões,  nos louvores, nos irmãos, nos estudos, nos ministros e etc... A partir do holocausto, há uma transformação da nossa mente, e nos libertamos dessa conformação do mundo, e passamos a ver Cristo, e Cristo em nós a favor dessa Igreja: "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" Efésios 4.15-16.

Depois desse holocausto, a Igreja passa a ser para nós, o instrumento do conhecimento do amor de Cristo por ela, e não o lugar de lazer e deleite da nossa alma. Depois do holocausto, onde tudo é entregue a Deus em cheiro suave, vemos somente o Senhor, e o seu amor por Sua Igreja: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" Efésios 5.25-27.

E você, já tem conhecido a Cristo, e por Ele a Sua Igreja? Ou tem a sua Igreja como instrumento para o conhecimento de Cristo? Há uma diferença significativa nisso. Conhecer a Jesus não vem da igreja, nem do pastor, nem  de irmão algum, mas do Pai: "E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido" João 6.65.

Uma vez em Cristo, ofereça o seu corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, para que você conheça a Jesus e o seu amor por sua Igreja; caso contrário, você nunca verá essa Igreja Gloriosa. Amém.

Retornar