Dia 29 de janeiro

 

 

A OBRA DA CRUZ - PARTE I - JUSTIFICAÇÃO

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem;

mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus".

I Coríntios 1.18.

 

A obra que Deus realizou em Cristo naquela cruz tem para nós três aspectos fundamentais: a justificação, a libertação e a glorificação. O primeiro aspecto da obra da cruz em Cristo foi a nossa justificação para com Deus. Antes de Jesus vir, a lei é que conduzia o povo de Israel, mas ela era apenas um disciplinador, um aio, até que viesse a promessa: "Pois Cristo é o fim da lei para a justifica de todo aquele que crê" Romanos 10.4.

Jesus é o evangelho, a boa notícia. A Palavra da cruz é Cristo crucificado. Em Cristo e este crucificado, Deus realizou uma obra de justiça e esta justificação também foi tríplice em seus aspectos. Ninguém pode estar salvo se não estiver justificado pela fé, e ninguém pode estar justificado pela fé sem saber, e ninguém pode crer sem saber, portanto, para que alguém seja justificado por Deus, precisa primeiro saber, porque "a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus" (Romanos 10.17), para depois se arrepender e crer no evangelho.
            Este ato de justiça também precisa ser revelado no seu aspecto total, caso contrário ninguém poderá ser totalmente justificado. Alguém para ser justificado por Deus precisa conhecer e crer nesta tríplice justificação que envolveu o sangue, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

A Palavra da cruz traz em sua revelação esta tríplice justificação. No sangue de Jesus, fomos totalmente perdoados dos nossos pecados que cometemos anteriormente: "sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos" Romanos 3.24-25. No seu sangue nós que estávamos longe, pudemos chegar perto: "Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto" Efésios 2.13.
            Nesta tríplice justificação, o sangue tem a função de tratar com os nossos pecados cometidos, a nossa inimizade e a separação de Deus por causa do pecado, mas o sangue é só a primeira parte desta justificação. A segunda parte é a nossa morte com Cristo. A lei dizia: "...a alma que pecar essa morrerá" Ezequiel 18.4. A lei tinha o ministério da morte (II Coríntios 3.7), e ela exigia a morte do pecador. Para satisfazer a lei de Deus, Jesus nos levou a morrer juntamente com Ele. Esta morte juntamente com Cristo nos justificou do pecado: "Porque aquele que está morto está justificado do pecado" Romanos 6.7.

Perdoados os nossos pecados pelo sangue e satisfeito a lei pela morte do pecador, veio o terceiro parte dessa tríplice justificação: a ressurreição. "O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação" Romanos 4.25. A vida que Deus nos deu na ressurreição juntamente com Cristo (Efésios 2.5) é o testemunho que Deus nos recebeu como seus filhos e não mais como seus inimigos: "A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou. No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis" Colossenses 1.21-22.

A justiça de Deus em Cristo naquela cruz é o primeiro aspecto dessa obra gloriosa e fundamental para uma vida em paz com Deus: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" Romanos 5.1. Estando justificados por Deus, não há mais agora nenhuma condenação. Podemos nos achegar a Ele com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé.

O sangue de Jesus nos perdoou totalmente e fez com que Deus viesse em Cristo nos reconciliar com Ele (II Corintios 5.19). A morte de Jesus foi a nossa morte, a morte do pecador, e a sua ressurreição foi para a nossa justificação, para sermos feitos justos. Continua...

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