FAÇAMOS E FAR-LHE-EI

 

"Façamos o homem...; far-lhe-ei uma ajudadora...".

Gênesis 1.26 e 2.18.

 

Quando o Senhor diz em sua Palavra "façamos", não está dizendo no singular, referindo-se a uma só pessoa, mas no plural. No hebraico a palavra pode estar no singular, no plural e também em dual. Dual é quando são dois, por exemplo: duas pernas, dois braços, mas aqui o verbo está no plural, e se refere às três pessoas da trindade.

A palavra trindade não é encontrada nas Escrituras, mas é a forma mais aceita pelos cristãos, por todo o tempo da Igreja para se referir às três pessoas da deidade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém" II Coríntios 13.13.

Os três primeiros versos das Escrituras nos apresentam essas três Pessoas (lembrando que em II Coríntios 4.6 este verso 3 se refere a Cristo): "No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz" Gênesis 1.1-3.

O apóstolo João também inicia o seu evangelho nos falando do Pai e do Filho antes que o mundo existisse: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus" João 1.1-2.

Quando o Senhor diz "façamos o homem", não estava se referindo a um homem, e nem aos homens, mas ao homem. Ele tinha em vista o varão perfeito, à estatura completa de Cristo, por isto disse: "conforme a nossa imagem, conforme a nossa semelhança".

Para isto eram necessários dois homens: o primeiro e o segundo homem. O primeiro Adão e o último Adão (I Coríntios 15.45-49).

Logo em seguida Ele disse: "far-lhe-ei uma ajudadora". Toda a Escritura se refere a Cristo, fala de Cristo, e aponta para Cristo (João 5.49). Quando disse que "não é bom que o homem esteja só", em seu coração estava que seu Filho não estivesse só, pois, em Romanos 5.14 nos ensina que Adão era figura do que havia de vir, isto é, de Jesus.

Este "homem" e sua "ajudadora" ainda estão em processo, e este é um grande mistério: "Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja" Efésios 5.29-32.

Deus quando falava "façamos" e depois "far-lhe-ei", falava em mistérios. Mistérios que somente o Pai, o Filho e o Espírito compreendiam, mas agora Deus quer fazer conhecer aos seus santos a riqueza da glória desse mistério (Colossenses 1.27).

Somente a nossa incredulidade poderá nos impedir de gozar de tão grande salvação e glória. O que o Pai, o Senhor Jesus e o Espírito Santo acordaram lá no princípio, eles obterão. Se formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não pode negar-se a si mesmo.

Eles completarão e gozarão de todo o seu propósito, e você? Ele te diz: Crê somente.

Retornar