UMA MEDITAÇÃO ACERCA DOS NOSSOS PENSAMENTOS

 

 

Acerca dos nossos pensamentos o Senhor nos diz assim: "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55 : 9). Toda tentação do maligno, e podemos ver isso em muitas vezes na Palavra, é que diante de qualquer situação passemos a pensar por nós mesmos. Os seus argumentos, até usando a Palavra de forma distorcida como fez no Éden e com Jesus, é que raciocinemos à parte de Deus. Porque ele sabe que dos nossos pensamentos vem a ansiedade, da ansiedade a preocupação e em seguida, a tendência natural é julgarmos, murmurarmos e de tomarmos uma posição pessoal.

O Senhor não nos deu a mente para pensarmos separado dEle. Ao contrário, Ele diz que devemos deixar o nosso pensamento, e conhecer os seus caminhos e os seus pensamentos que são muito mais altos do que os nossos. Diante de qualquer tentação de pensar por você mesmo meu irmão ou minha irmã, busque o Senhor e a sua face, seja qual motivo for, e o Senhor te fará conhecer os seus caminhos e os seus pensamentos. Aprendendo dEle, os seus pensamentos serão levados cativos à obediência de Cristo, e você encontrará descanso para a sua alma.

Isso porque a coisa mais rápida e fácil de fazermos é pensar. Ele ocorre muitas vezes por dia, mas os seus pensamentos, à parte dos pensamentos de Deus, com certeza irão te levar à ansiedade, preocupação, ação pela carne ou murmuração. Mas o Senhor também nos dá uma Palavra, que de forma prática podemos fazer que o nosso pensamento seja confrontado para ver se passa pelo crivo dela que é: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4 : 8).
Amado irmão e irmã, tome o seu pensamento e confronte por cada uma dessas coisas que fala a Palavra. Se ele passar por todas, então você poderá se ocupar daquele pensamento, caso contrário coloque o seu pensamento na cruz, onde estamos mortos para o mundo e o mundo para nós.

Os pensamentos de Deus são muitos mais altos do que os nossos, por isso temos que atentar para os nossos pensamentos e ver se há virtude nele, louvor, verdade, pureza, justiça, se é amável, e tem boa fama, então teremos a certeza que ele estará nos dirigindo para o alto. Caso contrário devemos colocá-la na cruz.

Mas então temos que sofrer a vida toda com os nossos pensamentos, aqueles que não são de Deus? O Senhor nos ensina um caminho para que as coisas de Deus vão ocupando a nossa mente e nos fazendo pensar nas coisas lá do alto que se dá na renovação da nossa mente: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento (mente), para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12 : 2). "E vos renoveis no espírito da vossa mente" (Efésios 4 : 23).

E como se dá isto? O Salmo 1 nos ensina: " Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite". Uma mente cheia da Palavra de Deus é uma mente transformada, é a mente de Cristo, que diante de qualquer situação repousará na fé e pensará nas coisas que são lá do alto. Como vimos acima, o nosso coração deve estar ocupado com a Palavra de Deus (Salmos 119.11), e para isto é necessário nos enchermos dela, para que diante de qualquer situação o Espírito possa usá-la e nos fazer discernir as coisas espiritualmente. O desejo de Deus para todo filho é ter a mente de Cristo, pois tendo a mente de Cristo ele não precisará ser discernido por ninguém e discernirá bem tudo (I Cor. 2.15-16).

A princípio não temos a mente de Cristo, e por isso é necessário que a nossa mente seja renovada. E porque neste processo é importante ler, meditar e guardar a Palavra de Deus no coração? Porque ela não é somente uma mera informação, mas é viva, é ativa, eficaz, há poder nela: "... a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Heb. 4:12).

O nosso coração deve estar cheio da Palavra de Deus, porque ela não tem a função de trazer um mero conhecimento intelectual, mas ela é viva e eficaz. Mas há ainda algo maravilhoso neste texto de Hebreus 4.12 a explorar, que nos ensina algo importante, e ele está na expressão: "... apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração".
Primeiro temos a expressão "discernir os pensamentos". Esta palavra "discernir" vem do grego "kriticos", que é facilmente entendida por "crítico". Isso nos ensina que a Palavra de Deus estando no nosso coração, ela se torna um crítico dos nossos pensamentos carnais. Não uma forma negativa de crítica, mas algo que através de um juízo criterioso mostra o caminho da verdade.
Na expressão "intensões do coração", a palavra "intensões" no original grego é "ennoia" que tem relação com a mente, mas aqui não é a mente humana, cognitiva que está em nossa alma, mas a maneira de sentir e pensar do coração, a mente do coração. Isso nos ensina que uma vez que a Palavra está em nosso coração, ela primeiro confronta o nosso pensamento com a verdade; ela se torna um juiz criterioso dos nossos pensamentos e a fonte do pensamento passa a ser no espírito do homem, a mente do espírito e não da mente onde processamos os nossos pensamentos devido às situações externas.

É disso que nos fala Provérbios 4.23, que diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Como podemos ver, o nosso espírito também possui uma mente, uma inteligência, como também olhos, ouvidos, mas eles são espirituais (Col. 1.9; Ef. 1.18; Mt. 13.16). Se não nos enchermos da Palavra de Deus como ela poderá habitar em nós ricamente? (Col. 3.16). Caso não tenhamos esta fonte para discernir ou se tornar crítico dos nossos pensamentos, também não teremos de onde o coração possa fluir o pensamento de Deus. E, além disso, teremos um prejuízo de não termos o que falar das coisas do alto, mas somente as que são daqui da terra, porque a boca sempre fala o que está cheio o coração.

E as consequências são inevitáveis, porque do pensamento carnal vem a ansiedade, da ansiedade a preocupação, a ação na carne e a murmuração, onde o nosso caminho é perecer pelo destruidor. Quando nascemos de novo Cristo passa a ser a vida de todo aquele que creu. Recebemos um novo coração, e um espírito novo (Ez. 36.26), mas neste estágio inicial, mesmo como novas criaturas, somos como uma criança que precisa do alimento e do conhecimento (I Pd. 2.2). Uma criança ainda que tenha uma mente genial, ela precisará se alimentar, estudar, ler, observar, ouvir e etc..., para crescer e adquirir conhecimento, da mesma maneira ocorre com um filho de Deus regenerado.

Há um limite para o conhecimento humano, mas para o divino não, porque vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus Cristo (Jo. 17.3). Por isso é que em toda a Escritura o Senhor nos incentiva a ler a Palavra (Isa. 34.16), meditar nela (Josué 1.8; Salmos 1.3, 119.148; II Tim. 3.14-15), ouvir a pregação dela (I Cor. 14.29-31), falar dela entre nós (Ef. 5.19), a tempo e a fora de tempo (II Tim. 4.2). Em muitos lugares ela é relacionada a alimento, água, conhecimento, sabedoria e etc... (Isa. 55.10; Pv. 2.3-4, 4.5).
Devemos nos encher da Palavra de Deus até que ela habite em nós ricamente, e assim, quando houver qualquer situação, a fonte para os nossos pensamentos virá do nosso coração, e não da nossa alma que é cheia de inquietação e que precisa ser santificada. Dessa forma então passamos a ter a mente de Cristo, a mente transformada, renovada. A Palavra de Deus deve habitar em nós ricamente e aí através dela, que procederá do coração, a nossa mente humana e os nossos pensamentos devem ser governados. Pois ela é apta para discernir ou se tornar um crítico da verdade diante dos nossos pensamentos e das intenções ou da maneira de sentir e pensar da fonte da vida que é o nosso coração.

Mas há algo importante a ser observado nisso tudo, que esta Palavra, como diz o Salmo 1, não pode se apartar da nossa boca e do nosso coração. É necessário nos alimentarmos da Palavra sempre, se possível todos os dias, porque como necessitamos do alimento físico para vivermos, o nosso espírito também necessita ser alimentado do maná celestial. Jesus disse que “quem de mim se alimenta, por mim viverá” (Jo. 6.57), porque Ele é a Palavra viva, o Verbo: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (Jo. 7.38).

Se ficarmos fracos fisicamente por falta de alimento isso vai atrapalhar o nosso viver diário nas coisas que dependemos dele, e da mesma forma será com o nosso espírito. Por isso encontramos em muitos lugares a Palavra de Deus nos dizendo: cada dia, cada manhã. "O pão nosso de cada dia nos dai hoje". Este é um assunto que temos que tomar muito cuidado, para que o mundo e satanás não roubem o nosso tempo e assim o nosso alimento espiritual. Os inimigos de Israel levantavam trincheiras sobre as suas cidades até que eles ficassem sem alimento e se rendessem. Essa é uma tática de guerra. Outra é comprá-los com dádivas, com presentes, com seduções e deleites, mas que os mantenham na escravidão.

Como dizem alguns irmãos e comungo com eles nisto, o mais difícil não é alcançar algo do Senhor, mas mantê-lo e continuar avançando; perseverar até o fim: "Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim." (Hebreus 3:6). Se não perseverarmos em nos alimentar de Cristo, porque a Palavra é o próprio Cristo (Jo. 5.39-40), não nos enchermos do Espírito, e se deixarmos de congregar, seguramente vamos nos enfraquecer espiritualmente e a tendência é voltarmos ao princípio e sermos governados pelos nossos pensamentos e por nossa alma caída. E nisso Deus não tem prazer (Hb. 10.38).

Você duvida que isso possa acontecer a um filho de Deus? Há muitos relatos nas Escrituras sobre isso, e um deles são os cristãos em Gálatas que iniciaram pelo Espírito e estavam terminando pela carne (Gal. 3.3). Eles decaíram da graça, voltaram degraus que eles já tinham alcançado. Veja a situação que se encontra a cristandade nos dias de hoje, onde o que os governa é o humanismo. E o que é o humanismo senão as coisas que Satanás cogita?

O manejo da Palavra de Deus não é para falar dos pensamentos de Deus, mas de forma distorcida para prender os homens nos seus próprios pensamentos egoístas. Portanto meu irmão, para que você não seja contado entre os aborrecedores de Deus, leia a Palavra, medite nela, ouça-a, coma-a, pregue-a, inste, admoeste, a tempo e fora de tempo, porque ela é divinamente inspirada e útil, viva e eficaz, e nunca voltará para Deus vazia. Cheio dela você terá uma mente transformada, renovada, a mente de Cristo, e os seus pensamentos e os seus caminhos serão os altos pensamentos e os altos caminhos de Deus.

Retornar