UM NOVO CORAÇÃO

 

"Também vos darei um coração novo...".

Ezequiel 36.26.

 

Todo homem nascido de mulher neste mundo, nasce debaixo da escravidão do pecado e com um coração duro como pedra, enganoso e desesperadamente corrupto: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto quem o conhecerá?" Jeremias 17.9.

O coração do homem quando é tratado nas Escrituras tem um sentido moral e não físico. O coração é um sinônimo da própria natureza do homem, porque sempre que a Palavra de Deus se refere a ele, atribui-lhe todas as faculdades morais tais como: o entendimento (Salmos 49.3), as decisões (Provérbios 23.15), os sentimentos (I Samuel 2.1), as intenções (Hebreus 4.12) e etc...

Jesus que conhece bem o que é a natureza humana (João 2.25), disse que é deste coração perverso que sai todas as más coisas, e por elas o homem é contaminado: "E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem" Marcos 7.20-23.

O Senhor também se refere à sua natureza divina usando esta mesma palavra "coração" quando diz: "E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração... E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma" Gênesis 8.21; I Samuel 2.35.

Em muitos lugares das Escrituras o Senhor se refere ao coração como o grande problema do homem pecador: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente" Gênesis 6.5, e promete fazer uma obra de circuncisão, isto é, uma operação para troca desse coração: "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz" Deuteronômio 10.16.

Esta circuncisão foi feita por Cristo na cruz; não uma circuncisão na carne, mas a circuncisão de Cristo: "No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo" Colossenses 2.11. Feita por Cristo no coração: "Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus" Romanos 2.29.

Esta é a obra de regeneração feita pelo Espírito no homem. Pela fé na obra realizada e consumada por Cristo na cruz, o Espírito Santo realiza em nós esta circuncisão no coração. Ele nos faz nascer da água e do Espírito (João 3.5), tirando o coração de pedra e dando-nos um coração de carne e um espírito novo: "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne" Ezequiel 36.25-26.

Aleluia, porque Ele não deixa o coração velho e de pedra, Ele tira o velho, e dá um novo. Depois que o Espírito faz esta obra de regeneração, Ele mesmo passa a habitar neste novo coração imprimindo à sua lei nele: "E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis... Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo" Ezequiel 36.27; Hebreus 8.10.

Cada um de nós andava pelo nosso próprio caminho, na vaidade da nossa própria mente, na dureza do nosso próprio coração (Efésios 4.18), mas a partir da regeneração, recebemos do Senhor um coração novo, o mesmo coração do Senhor Jesus. E também passamos a ter o mesmo coração de todos e com todos os irmãos. Um mesmo coração e um só caminho com o temor do Senhor nele para que nunca nos apartemos dEle: "E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim" Jeremias 32.39-40.

Este coração novo não é mais enganoso e perverso, mas é a habitação de Cristo pela fé (Efésios 3.17). É o santuário do Espírito. Não mais desesperadamente corrupto, mas de onde passam a proceder as fontes da vida: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" Provérbios 4.23.

Este coração novo é a segurança da nova criatura. É o lugar santíssimo onde podemos entrar com ousadia, para consultar e ouvir ao Senhor: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa... Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos" Hebreus 10.19-22; Salmos 4.4.

O nosso corpo necessita esperar a redenção. A alma precisa ser santificada. A mente renovada, mas o coração é o trono do Senhor, de onde procede rios de água viva: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" João 7.38.

Por isso o Senhor fala aos regenerados para não endurecerem os seus corações quando Ele falar pelo seu Espírito (Hebreus 3.8). Não "endureçais" subentende-se que o coração é de carne, e que não devemos torná-lo duro como era antes em nossa ignorância.

Graças ao Senhor por este novo coração, porque por ele pudemos ter uma experiência real de conversão, isto é, nos voltar totalmente para Deus e conhecê-lo: "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração" Jeremias 24.7. E pela Palavra termos por onde gerar as intenções santas: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" Hebreus 4.12. Amém. 

Retornar