Retornando ao princípio

 

"Não temas; eu sou o primeiro e o último..."

 

Muitos cristãos têm esperança que toda a Igreja do Senhor volte ao princípio, como era na igreja primitiva. O Senhor nos mostra nas cartas às igrejas do Apocalipse, que na sua volta ele encontrará os cristãos em 4 situações diferentes: Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

Não vamos entrar em detalhes em cada uma delas, porque preciosos irmãos já o têm feito de forma muito reveladora pelo Espírito. O que o Senhor nos faz saber é que a Igreja não mais gozará daquela unidade com todos os cristãos como no princípio. Tanto é assim que o Senhor chama vencedores em cada uma delas. Ele diz: "Ao que vencer...".

Mas por causa da queda, o Senhor nos ensina sobre a sua restauração, e toda restauração tem que ser feita em sua totalidade. Muitos de nós temos restaurado algumas coisas até visíveis em nossos meios, mas o Senhor fará uma restauração completa de todas as coisas: "...ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas..." Atos 3.21.

Se restaurarmos 50 ou até 70%, esta restauração não estará completa. Isto nos ensina que o Senhor restaurará a expressão mais pura da Sua comunhão com o homem nesta terra: o testemunho do Senhor visto no princípio, na igreja primitiva.

A igreja primitiva é a água mais pura. É a expressão mais singela da comunhão do Senhor com o homem nesta terra em tempos de queda. Aquele Jesus que tinha sido morto, Deus o ressuscitou e o fez Senhor e Cristo. Nunca o homem tinha gozado algo tão tremendo: o Pai e Cristo fazendo morada neles pelo seu Espírito.

Quando o Senhor nos fala em Apocalipse 2, versos 17 e 18, que Ele é o primeiro, Ele não está se referindo ao princípio da criação, mas o princípio após a sua ressurreição. Ele diz: "Eu sou o primeiro e o último, e o que vivo;  fui morto, mas eis aqui estou vivo...".

Não é por acaso que o Senhor escreve aos Efésios a primeira das cartas às igrejas do Apocalipse, para que retornassem ao primeiro amor. Ali está o primeiro, o princípio, o próprio Senhor Jesus Cristo. A mais pura expressão da Sua Pessoa.

Muitos olham para os sinais, para as maravilhas e para as obras que faziam os irmãos na igreja primitiva. Quando repartiam os seus bens com aqueles que não tinham, mas este não é o princípio, mas a conseqüência. O princípio é o amor: "Tenho contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caístes, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras..." Apocalipse 2.4-5.

Não podemos retornar ao princípio com todos os cristãos para vivermos este primeiro amor, mas Filadélfia é o testemunho dos seus remanescentes. Filadélfia é o amor do Senhor manifestos entre os irmãos. O amor não só pelos irmãos em comunhão de Filadélfia, mas por todos os santos.

Alguns reclamam que hoje não são vistos os sinais que eram feitos no princípio. Há um caminho necessário para esta restauração, e sobremodo excelente que tem sido ensinado pelo Espírito: Amai-vos uns aos outros.

Podemos dizer que temos tudo, mas se não tivermos amor de nada seremos. Estamos cegos, nus e miseráveis, e estamos prestes a sermos vomitados. Que o nosso amor não seja de língua como uma poesia, nem de palavras como expressando conhecimento, mas por obras e em verdade.

Retornar