A RESTAURAÇÃO DE DEUS

PARTE I - A PALAVRA DE DEUS

 

  

Há um encargo em meu coração para compartilhar sobre a obra da restauração de Deus, - como o Senhor nos ensina em Atos 3.21 - dentro da medida da fé que o Senhor tem me repartido. Como a visão daqueles 4 seres viventes de Apocalipse, cheio de olhos, e com 4 rostos diferentes, os evangelhos também revelam a Pessoa de Cristo de 4 formas diferentes: como rei, como servo, como homem e como o Filho de Deus. Isso nos mostra que nenhum homem, individualmente falando, pode conhecer a Cristo em sua totalidade. Isso só é possível com todos os santos, com toda a Igreja (Ef. 3.18).

Nós vemos apenas em parte, e em parte profetizamos (I Cor. 13.9). Há irmãos muito preciosos que tem exaustivamente compartilhado sobre a sua restauração, com muito mais amplitude, mas eu gostaria de contribuir, com a graça do nosso Senhor, com uma pequena parte à Igreja.

Alguns se referindo à restauração, dizem que Deus está restaurando a Igreja. Restaurar é recuperar algo que foi perdido ou destruído, portanto, o Senhor nunca irá restaurar a Igreja e sim o seu testemunho, porque a Igreja nunca foi destruída nem perdida. Jesus não se enganou com a sua Igreja quando a criou pela ressurreição. Ele sabia que ela precisava desde o princípio ser santificada, e para isto, tem sido desde então, purificada pela lavagem da água pela palavra (Ef. 5.26).

O que é preciso ser restaurado é o testemunho de Deus através da Igreja. Mas quando falamos também sobre testemunho, podemos cair no erro de achar que ele se dá na forma. Testemunho é algo visível, mas a tentação é que demos testemunho através de uma forma de reunião, ou uma assembléia sem nome, com mudanças de práticas como a ceia, batismo e principalmente uma unidade mostrada pela reunião de todos os cristãos locais em um mesmo lugar.

Isso tem sido um mal maior no meio da cristandade. Em nome de uma unidade, se tem causado mais divisões. Na igreja de Corinto tinha um grupo que se dizia ser de Cristo e não de Paulo ou Cefas, mas Paulo os inclui entre aqueles que promoviam dissensões. Mas por que alguém que se diz de Cristo pode promover dissensões? Porque eles se consideravam um grupo especial, um grupo de elite que não se misturava aos outros. Eles não diziam que todos eram de Cristo, mas que somente eles eram.

A divisão na maioria das vezes não se mostra de forma visível. A divisão é gerada e nutrida no coração. Em Corinto eles estavam juntos, mas os seus corações estavam divididos. Isto mostra claramente que a forma visível de unidade, baseado na forma é sempre uma farsa. Por isso o Senhor não está restaurando a Igreja, porque ela nunca esteve destruída, mas o seu testemunho.

Se o testemunho não tem acontecido pela forma visível, qual é o testemunho que está sendo restaurado? O testemunho do seu Filho. O testemunho que Deus dá é acerca do Seu Filho, e este é o testemunho a ser restaurado (I Jo. 5.10). O testemunho da presença e autoridade do seu Filho Jesus como o cabeça do corpo da Igreja. Cristo como Luz e Vida do seu povo: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" João 1.4.

O homem desde o princípio nunca buscou de Deus a sua vontade, mas sempre quis criar o seu modelo para seguir. O homem sempre quer servir a Deus com as suas próprias mãos, daí cria um modelo próprio. Isto vemos claramente na torre de Babel ou no bezerro de ouro no deserto. Mas qual é a diferença quando criamos um modelo humano de igreja? Condenamo-los, mas criamos o nosso próprio modelo.

Mas mesmo não aceitando um modelo humano, podemos cair num outro erro: não ter modelo algum. O homem é extremamente tendencioso a ser extremista. Quando não estamos num extremo, estamos no outro. Não podemos tomar modelo algum, mas se somos cooperadores de Deus nesta obra - vejam bem, apenas cooperadores - temos que crer que existe por trás dela um arquiteto e edificador (Heb. 11.10).

O molde que o homem criou para fazer o bezerro de ouro não podia ser aceito por Deus, mas por outro lado, Deus não iria admitir que alguma coisa fosse modificada ou até mesmo embelezada no seu tabernáculo. Tudo era para ser feito conforme o modelo que tinha sido mostrado a Moisés no monte (Êx. 25.40). O modelo era do céu, porque tudo era uma figura de Cristo, tudo mostrava Cristo. Quando Deus olhava para o tabernáculo, mesmo que fora construído com materiais terrenos, ele via o Seu Filho.

A Igreja do Senhor é assim também. Ainda que nós não vejamos nada, Ele vê a beleza, a formosura, o caráter do Seu Filho sendo formado nela. Mas não somente isto, Ele também quer através da Igreja, mostrar aos principados e potestades, a sua multiforme sabedoria (Ef. 3.10). Agora não para somente Ele ver, mas para todo o céu ver. Aleluia!

Davi também desejou fazer uma casa para Deus, mas na mesma noite o Senhor disse a ele: "Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?" II Samuel 7.5. Parece uma incoerência Deus dizer para ele não fazer, e depois mandá-lo preparar todo o material para que fosse feita! Porque o templo estava no coração de Deus, mas Ele e não Davi é que iria edificar a casa (II Sam. 7.11).

Então, depois de Davi preparar tudo, ele teve o cuidado de dizer ao seu filho Salomão: "Tudo isto... fez-me entender o Senhor, por escrito da sua mão, a saber, todas as obras desta planta" I Crônicas 28.19. A Palavra de Deus é a planta da Casa de Deus.

Por isso a primeira coisa a ser restaurada, tendo em vista o testemunho de Deus, é como Deus fez através do rei Josias, do escriba Esdras e muitos outros: que é voltarmos para a Sua Palavra. Somente ela é viva e eficaz. Não há nada na Palavra de Deus que seja perverso. Toda ela testifica de Cristo. Não a letra, mas o Espírito, porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.

Temos que buscar na Palavra, mas indo a Ele para ter Vida (Jo. 5.39-40). A Palavra é lâmpada para os nossos pés, e luz para o nosso caminho (Sal. 119.105). Ela é divinamente inspirada e útil (II Tim.). Tudo o que antes foi escrito para o nosso ensino foi escrito (Rom. 15.4).

Ela é o instrumento de Deus para trazer revelação, isto é, luz, para que na sua luz possamos ver a Luz (Sal. 36.9), a Luz dos homens. Porque não havendo profecia, ou visão, o povo se corrompe, se deteriora (Prov. 29.18).

E então, não como visionários, mas olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, possamos alcançar um bom testemunho pela fé (Heb. 11.2). O testemunho se dá pela Vida e não somente pela profecia ou visão. Continua...

Retornar