O REINO DE DEUS E O REINO DOS CÉUS

Deus tem nos feito saber através da Sua Palavra, uma distinção entre o Reino de Deus e o Reino dos céus. O Reino de Deus está relacionado a todo o governo que Deus exerce sobre tudo, e todos. E assim sempre foi e sempre será. Tudo está sujeito a Deus e ao seu governo. Deus é soberano sobre tudo e sobre todos: "O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra! Bendizei ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade. Bendizei ao Senhor, vós todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio! Bendizei, ó minha alma ao Senhor!" Salmo 103.19-22. "E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?" Daniel 4.35. "E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos" I Cor 15.28.

Até a vinda de Jesus, este mundo estava sobre o império das trevas. Quem reinava era a morte (Romanos 5.17), e quem tinha o império da morte era o Diabo (Hebreus 2.14). Todos os que viveram neste mundo antes da vinda de Jesus, estavam sujeitos a servidão por toda a vida, ao pecado, e ao Diabo. Tanto é assim, que mesmo aqueles que morreram pela fé, foram para um lugar de cativeiro que se chamava Seol. Este lugar era o lugar em que as almas dos mortos esperavam; uns pela redenção de Cristo e outros para o juízo. Em I Pedro 3, no verso 19, Deus nos ensina que os espíritos neste lugar estavam em prisão. Quando Jesus foi para este lugar, após a sua morte, Ele pregou a estes espíritos e levou cativo o cativeiro, criando um novo lugar nos céus que se chama hoje Paraíso (Luc 23.43). E as almas daqueles que morreram no seu pecado, foram lançados no hades (inferno) (Luc 16.22-31), que já é um lugar de tormento a espera do juízo final (Apoc 20.11-12).

Em Efésios 4, no verso 8, Deus continua nos ensinando que mesmo aqueles que foram livres do Seol, e levados para o Paraíso, estão ainda cativos, mas não do pecado nem do Diabo, nem do Seol, mas da morte, e aguardam a redenção de seus corpos que é a ressurreição dentre os mortos. Eles esperam ser revestidos de suas habitações que é do céu (II Cor 5.1; Rom 8.23). É desta ressurreição que o apóstolo Paulo se refere, e do prêmio que é a coroa para participarmos juntamente com Jesus Cristo de Sua Glória.

Até a vinda de Cristo a morte reinava, mas quando Jesus se manifestou em carne, todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça (João 1.16). Ele veio para expulsar o príncipe deste mundo (João 12.31), e estabelecer o Seu Reino sobre este mundo, pois Ele disse: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" Mateus 4.17. Até a vinda de Jesus o reino de Deus não estava sobre a terra; só o Diabo tinha o império da morte, mas os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça, podem agora reinar em vida por Jesus Cristo (Romanos 5.17). Aleluia! Hoje, aqueles que nasceram de Deus, não pertencem mais a este mundo, e muito menos estão sujeitos ao pecado e ao Diabo. Sobre o último inimigo a ser destruído que é a morte, podemos andar em plena esperança, porque: "se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita" Romanos 8.11.

Jesus veio nos remir das mãos do Diabo, e fomos transportados do império das trevas, para o Reino do Filho do seu amor (Col 1.13). Apesar de Jesus ter sido crucificado por fraqueza, Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que está acima de todo o nome, e lhe disse: "Assenta-te a minha direita, até que eu ponha todos os inimigos por escabelos dos seus pés" Salmos 110.1. Haverá um dia, que Deus o Pai tem reservado à sua própria autoridade (Atos 1.6-7), em que Jesus também tomará posse dos reinos deste mundo, e então ele reinará por mil anos, sobre tudo e sobre todos, menos é claro sobre Deus que lhe sujeitou todas as coisas (I Cor 15.27). Deus porá Jesus sobre o seu trono, por causa da obra que Jesus completou, e o dará como um quinhão, como um galardão, um prêmio pela obra de que Ele completou: Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu". Isaías 53.12. Este prêmio será dado a Jesus por causa da sua humilhação, sofrimentos etc., como um galardão.

A diferença do Reino de Deus e do Reino dos céus, é que no Reino de Deus quem governa é o Pai, e no Reino dos céus, o Pai deu a Jesus para governar. O Reino de Deus envolve tudo (I Coríntios 15.28), e o Reino dos céus, envolve este mundo e a salvação dos homens. Jesus é o Salvador, como também, o juiz dos vivos e dos mortos: "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" Atos 17.30-31.

Retornar