SACERDÓCIO REAL

 

"Mas vós sois..., o sacerdócio real...".

I Pedro 2.9.

  

Como nos ensina Deus em sua Palavra,  um sacerdote é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados. Mas não somente isto, também compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, porquanto ele mesmo está rodeado de fraqueza (Hb. 5.1-2).

Deus não desejou que Israel tivesse alguns sacerdotes, mas que fosse um reino de sacerdotes. Por eles serem uma nação rodeada de fraqueza é que foram escolhidos (Dt. 7.7): "E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo" Êxodo 19.6.

A Igreja hoje é que tem este ministério sacerdotal. Ela também é rodeada de fraqueza (Ap. 3.8), mas foi constituída a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus e também para compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados.

O Senhor comprou para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo e nação, e os fizeste reino, e sacerdotes. Agora não mais uma única nação, mas constituiu sacerdotes em cada tribo, e língua, e povo e nação. Sacerdotes reais em toda a terra.

A Igreja agora é edificada como casa espiritual, para cumprir o seu ministério sacerdotal, a fim de oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo (I Pd. 2.5). A Igreja agora por Cristo, o Sumo Sacerdote da nossa confissão, é mediador de um pacto melhor e está firmado sobre melhores promessas (Hb. 8.6).

Talvez não esteja dizendo a você algo novo, algo que não saibamos. A pergunta é: Será que temos como Igreja cumprido esse sacerdócio? Talvez você diga: - Ah, estamos sim, anunciando o evangelho. Graças ao Senhor por isso, estamos oferecendo dons e sacrifícios pelo pecado, mas será que estamos nos compadecendo devidamente dos ignorantes e errados?

Temos visto nos jornais, revistas e TV que a violência cresce a cada dia. E a corrupção então? Dizemos: - A culpa é das autoridades. Agora estamos vendo a terra sofrer com o aquecimento global. Mas de quem é a culpa?

Leiamos Oséias 4 dos versos 1 a 6. Deus diz no verso 4: "É contra ti a minha contenda, ó sacerdote". A terra está cheia de violência, homicídios e adultérios. A própria natureza geme, sujeita a vaidade. Até os peixes do mar perecem. Por quê? Falta de conhecimento de Deus.

A natureza geme, aguardando a manifestação dos filhos de Deus (Rom. 8.21). O próprio povo de Deus está sendo destruído por falta de conhecimento.

Será que temos assumido como Igreja o nosso sacerdócio real? É só olharmos para as nossas cidades, países, para o povo de Deus e para a natureza. Têm sido efetivos os ministérios que aperfeiçoam os santos, os sacerdotes reais para que eles façam a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo e que ofereçam tais sacrifícios?

O Senhor deseja que a Igreja, antes que Ele venha em definitivo para estabelecer o seu reino sobre a terra, faça esse papel: "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". "Dar-te-ei as chaves do reino dos céus".

É para isto que ela tem sido edificada. Não façamos como aqueles sacerdotes que rejeitaram o conhecimento.

Retornar