A SALVAÇÃO DA FAMÍLIA

 

"..., mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre...".

Deut. 29.29.

 

Antes de falarmos sobre a salvação propriamente dita, temos que compreender a forma da unidade que a família representa aos olhos de Deus. Depois que Deus formou o homem, e por uma das suas costelas formou a mulher, disse: "...e serão uma só carne" Gn. 2.24. Portanto, já não são mais dois, mas uma só carne como disse Jesus (Mt. 19.6). Um só, uma unidade.

Também o apóstolo Paulo nos fala dessa unidade, acrescentando agora os filhos quando diz em I Coríntios 7, no verso 14: "Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos".

 Deus olha para a unidade, seja para juízo ou para salvação. No caso de Faraó, quando quis tomar a Sarai mulher de Abrão, Deus feriu a ele e toda a sua casa com grandes pragas (Gn 12.17).

No pecado de Acã, o Senhor mostra claramente esta unidade quando diz: "Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; e a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem" Josué 7.14. Toda a sua casa, com tudo o que tinha foi destruído (Js 7.24-25).

Se o Senhor dá testemunho da unidade no juízo, quanto mais na salvação. Deus que não tem prazer na morte do ímpio (Ez. 18.23), tem grande prazer na salvação, pois Ele deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (I Tm. 2.4).

A salvação de Deus vem para toda a casa. Um cordeiro (Cristo) para cada família (Ex. 12.3). A arca de Noé, que também é uma figura de Cristo, foi para a salvação de toda a sua casa, inclusive as noras: "Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo" Gn 6.18.

Quando Ló foi avisado para sair de Sodoma, os anjos anunciaram a salvação para toda a sua casa, incluindo até os seus futuros genros: "Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; porque nós vamos destruir este lugar" Gn 19.12-13.

A salvação da nossa casa é um pacto, uma aliança perpétua do nosso Deus: "Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre" Isa. 59.21.

A salvação de toda a casa é uma questão de fé. Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo tu e a tua casa. De fé e de posição diante da promessa de Deus: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" Js. 24.15.

Somente a nossa incredulidade poderá nos impedir de entrar com toda a nossa família: "E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade" Hb 3.19.

Retornar