SUBMISSÃO VS. JUGO DA SERVIDÃO

 

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou,

e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão"

Gálatas 5.1.

 

Por outro lado, temos na denominada cristandade, não só o espírito de liderança, como também a síndrome da dependência. Entre os homens, esta síndrome abrange várias áreas, desde drogas e alcoolismo, até a dependência de homens. Toda a humanidade sofre dessa síndrome, seja de uma coisa ou de outra, e também encontramos isto infelizmente no seio da cristandade.

Os cristãos proclamam uma liberdade, mas muitos se colocam debaixo de várias escravidões, sejam de homens, de mandamentos, de penitências, de sacrifícios e de muitas outras coisas. A liberdade como nos ensina Jesus, está no conhecimento da verdade, no conhecimento da sua própria Pessoa (João 8.32 e 36).

Um exemplo claro disso é a nação de Israel. O Senhor os guiou pelo deserto. Foi o seu arco e o seu escudo, um socorro bem presente, mas eles o rejeitaram e desejaram um rei: "E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles" I Samuel 8.7.

Outro testemunho disso nas Escrituras é a parábola de Jotão (Juízes 9.7-15). O povo neste tempo era assistido pelos juízes, mas em Siquém o povo aceitou ser dominado por Abimeleque. (Não podemos nos esquecer que Abimeleque depois, para reinar sem oposição, matou todos os seus irmãos. Isto também nos dá um grande ensino. Tudo o que é da carne opera morte).

Jotão quando soube disso proferiu uma parábola sobre as árvores que desejavam ser reinadas. Começou com aquelas que eram frutíferas, mas terminou sendo governada pelo espinheiro. Por quê?

Porque aquele que dá fruto não deseja governar. A oliveira, a figueira e a videira, nada mais são que figuras da Pessoa de Cristo. Cristo em nós dá muito fruto e isto satisfaz aos homens e agrada a Deus: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.  Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto" João 15.8.

O fruto da oliveira, da figueira e da videira também representa a justiça, a paz e a alegria, que é fruto do Espírito no Reino de Deus: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" Romanos 14.17.

A parábola de Jotão ainda nos revela que todo aquele que quiser ser governado, encontrará a sua sombra debaixo de um espinheiro (lembrem-se que o espinheiro não dá fruto algum, só espinha).

Liberdade também não é estar sem sujeição. A submissão que nos ensina Jesus é para todos os santos, e de uns para com os outros: "Sujeitai-vos uns aos outros, no temor de Deus" Efésios 5.21.

Este é o sentimento de Cristo e deve ser o nosso também: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo..." Filipenses 2.5. Amém.

Retornar