VIRGINDADE e O CASAMENTO

 

 

O Senhor dá muita importância a este assunto, especialmente porque Maria concebeu a Jesus ainda virgem. Na lei o Senhor permitia ao marido rejeitar a mulher se descobrisse defeito (não virgindade) nela. E, finalmente, o Senhor irá apresentar a Igreja virgem a si mesmo.
 
O que isso pode significar?

 

Irmãos, vivemos tempos em que a virgindade é uma vergonha para as moças, quanto mais para os rapazes. Se falarmos abertamente sobre isso seremos zombados, ridicularizados. A exaltação em todo mundo é à impureza, à imundície, à perversidade. Se alguém se guarda puro é ridicularizado; é alguém que não sabe o que é bom(?), etc.

Mas, muito além da necessidade individual de nos guardarmos puros para o Senhor, como vasos que não foram contaminados pelo pecado. Há a realidade do corpo de Cristo, a Igreja.

O Senhor, em seus ensinos quer nos mostrar algo maior do que só a virgindade do corpo físico. Ele quer a realidade da Igreja virgem. O que é a Igreja? A Sua Noiva. Por isso só será aceita, e não rejeitada, se for virgem.

O que podemos entender como uma noiva virgem, quanto à realidade da Igreja?

Virgindade aqui - no caso da Noiva, da Igreja de Cristo -, é espiritual. Trata-se de não ser contaminada por qualquer outro, nem sequer ser tocada por um estranho. A Palavra nos diz que o Espírito arde em ciúmes. O Senhor não permite que a sua Noiva se dê ao desfrute de tocar em ou ser tocada por estranhos.


 O que é um estranho?

 

Estranho é qualquer outro que não Cristo, o Senhor! Se somos dirigidos por uma organização, estamos sendo infiéis, se formos dirigidos por homens, somos infiéis ao Senhor. Se somos participantes de práticas e não de Cristo, somos infiéis. Consultemos o nosso coração: Onde está o nosso amor? No Senhor ou em uma organização chamada "igreja"? Em Cristo, ou em uma ou várias pessoas que achamos espirituais e, por isso, desejáveis e agradáveis exemplos de fé, poder, autoridade...? Em um local de reunião? Em práticas perpetuadas? Em doutrinas?

Uma coisa também séria é o casamento de todos nós. Se perpetuou o costume da noiva se casar de branco, significando que é uma noiva pura (virgem, imaculada). Quando dois jovens, irmãos em Cristo, se casam, deveriam estar dando testemunho da união de Cristo e a Igreja. Assim, o noivo simboliza Cristo e a noiva a Igreja. É muito sério o casamento. Deixemos de pensar em nós quando casarmos. Estamos ou não vivendo para o Senhor?

Tenho sido entristecido por muita infantilidade, quando irmãos se apegam a costumes e às próprias vontades em prejuízo do testemunho.

Quando dois irmãos se casam não sendo mais virgens, qual é o motivo para não serem sinceros? A alegria deve ser pela benção de estarem se casando segundo o propósito de Deus. Se perderam o testemunho da pureza, por que fingir?

O casamento acontece quando os corpos se unem, não por uma cerimônia! Aquilo que chamamos de casamento é apenas a festa do casamento. Por isso, quando fizermos qualquer festa de casamento de irmãos, consideremos para não sermos hipócritas, fingindo algo que simboliza uma coisa tão preciosa que é a união de Cristo e a Igreja, pura e imaculada.

O problema, amados, não é a perda da virgindade, isso o Senhor perdoou, mas a hipocrisia. A hipocrisia é algo detestável para o Senhor. Sejamos sinceros. Somos pobres, desgraçados, miseráveis, cegos e nus (Apocalipse 3:17). Eu sou um filho e um pai, como também um marido  e irmão cheio de falhas e defeitos. Qual o motivo para fingir o que não sou. Se as minhas filhas perderem a pureza, eu posso até pregar na festa de casamento, contudo não terão mais o testemunho da união de Cristo e a Igreja para nos alegrarmos e sermos edificados. Assim não poderão entrar com toda a pompa de simbolismos da pureza, beleza e grandiosidade da união de Cristo e da Igreja.

Para que nos levantarmos dando honra a quem já a perdeu? Para que o branco simbolizando a pureza perdida? Para que tantos enfeites, senão para esconder algo?

Criou-se na mente das moças que se não for daquele jeito não é casamento. Irmãos, casamento é a união, festa é algo que faz parte, mas não tem que ser como todo o mundo. Precisamos viver a realidade da nossa condição. Quantos se endividam para querer mostrar ostentação? Quantos cauterizam as suas mentes fingindo uma falsa pureza? Perdão! Creio que posso estar ferindo alguns!

Em nome do Senhor, estou olhando para frente, para os futuros casamentos. Não olhem para ninguém, olhem para o Senhor e não julguemos a ninguém. Quem se casou no ano que se passou não é necessariamente alvo de um comentário aqui exposto. Cada um julgue a si mesmo.

Andemos sinceramente diante do Senhor. Nos sujeitemos a Ele na condição que estamos. Ele vai nos apresentar diante dele sem defeito, sem manchas ou qualquer outra coisa natural do ser humano, inclusive o nosso julgar. Por isso, não tenho objetivo de estar julgando qualquer pessoa, mas de compartilhar o que tenho recebido do Senhor. Alegria por testemunhos reais, tristeza por falta de verdade. Por isso peço que não me entendam mal, mas olhemos por nós mesmo para não cairmos naquilo que condenamos.

Em resumo, a Igreja é que deve ser virgem, no sentido de ter relação somente com o Senhor. Assim o nosso testemunho pessoal deve ser verdadeiro a respeito da nossa condição. Fiquemos como o Senhor nos chamou, se virgem - virgem, se não virgem, amém, mas em pureza! Glórias somente ao Senhor que nos cobriu com o seu sangue e nos perdoou, pois todos pecamos!

 

Em Cristo,

 

José Armindo - Paranavaí-PR

 

Retornar