Dia 13 de fevereiro

 

 

"...Necessário vos é nascer de novo".

João 3.7.

 

A princípio, todos nós somos como Nicodemos; só vamos atrás de Jesus por causa dos sinais que Ele faz: "E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele" João 3.1-2. Quando há em nós qualquer disposição, é para buscar as coisas de Deus (meditação do dia 11 de fevereiro), mas Jesus sabe qual é a nossa verdadeira necessidade: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" João 3.3.

Não há como ver o Reino de Deus se não nascermos de novo. Não é um nascimento da carne, neste já nascemos uma vez; mas um nascimento do alto, de Deus, realizado pelo Espírito: "Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo" João 3.4-7.

Os homens podem tentar com as suas persuasões, com as suas retóricas, fazerem com que uma pessoa compreenda as coisas de Deus, mas tudo é em vão; isto, como vimos anteriormente em nossa meditação do dia 10 de fevereiro, só levam as pessoas ao emocionalismo; só levam a uma fé na sabedoria dos homens e não em Deus. Para alguém compreender as coisas de Deus, é preciso primeiro nascer do Espírito: "Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? ...Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?" João 3.9-10 e 12.

As coisas de Deus só podem ser compreendidas pelo Espírito de Deus, e não pela mente natural: "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" I Coríntios 2.12 e 14. Para isso, é necessário antes nascer de novo, ter a mente de Cristo: "Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo" I Coríntios 2.15-16.

Muitos também fazem a mesma pergunta que Nicodemos: "Mas como pode ser isto?" João 3.9. O Senhor responde: "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3.14-15. O novo nascimento em uma pessoa, não se dá pelo seu esforço, nem pelo buscar ou aceitar a Palavra, mas pela obra redentora de Jesus Cristo naquela cruz: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" I Coríntios 1.18.

Jesus comparou a sua morte, à serpente que foi levantada por Moisés no deserto. Ninguém irá nascer de novo, nem tem que nascer de novo, como se fosse uma obra que ainda precisa ser realizada. Esta obra já foi consumada por Jesus quando Ele foi levantado da terra naquela cruz. Jesus nos fez morrer nEle: "Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" Colossenses 3.3.

Atentemos que o tempo do verbo está no passado: "já estamos mortos". Nós pecadores morremos com Cristo naquela cruz, e quando Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos, nos fez nascer de novo: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo [nos fez nascer de novo (N.E.)] para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" I Pedro 1.3.

Agora, toda pessoa a quem o Espírito sopra: "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito" João 3.8, é regenerado pela Sua Palavra que é viva: "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre" I Pedro 1.23; é gerado pela Palavra da verdade, segundo a  vontade de Deus: "Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas" Tiago 1.18.

Se você ainda não creu em seu novo nascimento, não tente entender a Palavra de Deus. Peça ao Espírito que execute em você a Palavra de Deus que diz: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20; porque você já foi crucificado com Cristo e já nasceu de novo pela ressurreição em Cristo. Crê somente. Amém.

Retornar