O Sexo

"Deixará o homem a seu pai e a sua mãe,

e unir-se-á a sua mulher e serão os

dois uma só carne" Genêsis 2.24.

Este é um assunto que para muitos é um tabu, principalmente quando se tem uma idéia errada de que o sexo é algo imundo e pecador. O sexo, como tudo que Deus criou é santo, os homens, por causa da dureza dos seus corações é que deturparam tudo: "Eis que isto tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitas invenções" Eclesiastes 7.29.

Tudo que Deus fez foi muito bom, os homens é que tornaram as coisas santas de Deus em imundícies. O problema do homem não é o sexo, mas a prostituição, os adultérios, os maus pensamentos que saem de dentro de seu coração e o contamina (Marcos 7.21-23). Como também não é o vinho o problema, mas a bebedice que é um pecado que está no coração do homem. O sexo foi criado por Deus como um dever matrimonial, como ato matrimonial, e especialmente como uma devida benevolência entre o casal.

O relacionamento entre marido e mulher é uma figura do relacionamento de Deus para conosco. Em ambos alcançamos conhecimento: "Conheceu Adão a Eva, sua mulher..." Gênesis 4.1. "E desposar-te-ei comigo (desposar-se aqui, tem o mesmo sentido do relacionamento mais íntimo de um homem com a sua esposa) para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em amorável benignidade, e em misericórdias; e desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor" Oséias 2.19-20. Veja que o resultado deste relacionamento conosco é conhecimento de Deus. Voltando ao texto de Gênesis 4.1, encontramos a mesma expressão "conhecer".

O sexo é imundo para aqueles que são corrompidos e incrédulos, porque tanto a sua mente como as suas consciências estão contaminadas (Tito 1.15). O que precisamos saber, é que o sexo foi criado por Deus para prazer e conforto do casal e não somente para procriação. Se fosse apenas para procriação, as mulheres teriam cios como os animais. Vejamos o texto da Palavra de Deus em Gênesis capítulo 18, verso 12, que nos   mostra isso quando diz: "Sara então riu-se consigo, dizendo: Terei ainda prazer depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?". Nesta passagem bíblica, vemos o anjo anunciando que Sara com noventa anos, e Abraão com noventa e nove teriam um filho. O que primeiro veio a mente de Sara, é se ela teria prazer com noventa anos de relacionar-se com seu marido para ter um filho.

O sexo foi criado por Deus para que os casais se alegrem, como uma brincadeira de amor: "Ora,depois que ele se demorara ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou pela janela, e viu, e eis  que Isaque estava brincando com Rebeca, sua mulher. Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por sua causa" Gênesis 26.8-9. Abimeleque, rei dos filisteus, viu que a brincadeira de Isaque com Rebeca era brincadeira de marido e mulher e não de irmão com irmã.

O sexo é uma necessidade e uma graça dada por Deus para que o casal tenha comunhão e se conheça. Jesus disse certa vez, quando falava sobre o divórcio, que um homem ou mulher só pode estar livre do sexo se Deus lhe der condições para isto: "Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado. Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o." Mateus 19.11-12.

O sexo é tão importante e necessário na vida do casal, que o Espírito nos exorta a não nos afastarmos dele a não ser por motivo de oração, mas deve-se não demorar muito tempo para que não haja tentação maligna: Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência." I Coríntios 7.5. Nos versos 3 e 4, a mesma Palavra de Deus nos ensina que a relação sexual, é uma dívida  que cada um tem com seu parceiro, porque o corpo da mulher pertence ao marido e o corpo do marido pertence a mulher: "O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido . A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher". O marido deve saciar-se no seio de sua esposa, e vice versa para que nenhum sofra privações e busque satisfazer-se em outros: "Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera?" Provérbios 5.18-20.

O sexo é um apetite natural e biológico implantado por Deus no homem, como o comer, o beber, e etc... Apesar de ele ser um apetite natural, vimos que o seu valor excede a ser somente um ato físico. O sexo é parte da união de duas pessoas unidas por Deus, incluindo suas mentes, emoções, almas, e espíritos assim como seus corpos. O valor real do sexo criado por Deus só pode ser experimentado por pessoas regeneradas, do contrário ele só conhecerá as aberrações que o pecado o transformou. O sexo só é carnal para aqueles que são carnais. Para os espirituais, aqueles que nasceram do Espírito, o sexo é espiritual, ainda que venha de uma apetite natural e biológico. Tudo para o que nasceu da carne é carnal, e tudo para o que nasceu do Espírito passa a ser espiritual (João 3.5).

Antes do casamento, o corpo do rapaz ou da moça, pertence a Jesus. A virgindade é para Deus. Após o casamento, Jesus entrega o corpo do marido à esposa, e o corpo da esposa ao marido. Como vimos anteriormente, existe uma lei que Deus dá aos casais, e que se observado com diligência, será uma benção para os dois, que diz: "Quem é casado cuida das coisa do mundo, em como há de agradar a sua mulher, e está dividido. A mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor para serem santas, tanto no corpo como no espírito; a casada, porém, cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido" I Coríntios 7.33-34. O nosso corpo é o templo do Espírito Santo, e entregar este corpo a uma mulher, ou a um homem que não seja seu marido ou esposa, é considerado pecado por Deus, porque seus corpos não pertencem a eles, mas a Jesus, portanto é prostituição, estão profanando o templo de Deus. Quando Deus os casam, então Ele entrega o corpo que é Seu ao parceiro, daí em diante não mais é prostituição, mas conhecimento. Deus não é contra o sexo naqueles que Ele ajuntou, mas o considera pecado quando entregam seus corpos sem que Deus os tenham casado: "Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo" I Coríntios 6.18.

Como podemos ver, o sexo é para aqueles que Deus ajuntou, e os casou. A partir do casamento, os dois estão no tempo de Deus de abraçar (Eclesiastes 3.5). Antes do casamento é tempo de abster-se de abraçar. Para o sexo, Deus também tem o seu tempo determinado, e este tempo é a partir do casamento. Quem ainda não tem o seu marido ou a sua esposa para cuidar, cuida das coisas do Senhor para serem santos. A virgindade, tanto do rapaz como da moça, é sinal de santidade para Deus. A virgindade é necessária, porque Deus não pensa em unir duas pessoas que não se pertencem. Como Deus sabe quem pertence a quem, Ele considera um grave pecado uma das partes se entregar a outro que não seja a sua, e sem a sua aprovação: "Ora, José era formoso de porte e de semblante. E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo em sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela. Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro. Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora" Gênesis 39.6-10.

O relacionamento entre o casal é uma coisa tão santa para Deus, que Ele abomina tudo que quebra essa união, como por exemplo: o divórcio, o adultério, a fornicação, a prostituição, e etc...: "Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará" Hebreus 13.4. Deus está atento para os leitos, e onde há mácula, alguma mancha, algo que não seja lícito, Deus detesta: "Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis" Malaquias 2.16.

O padrão divino do relacionamento amoroso, afetivo, sexual de um casal, está no livro de Cantares. No Livro de Cantares, Deus através do Seu Espírito nos ensina como o marido deve tratar sua esposa, e como a esposa deve tratar seu marido na área afetiva. O Livro de Cantares não é obsceno como alguns julgam, mais é a perfeita expressão do amor e da comunhão de Cristo e Sua Igreja, e este mesmo relacionamento de amor deve ser do casal (Efésios 5.25): "Beije-me ele com os beijos de sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho. A uma égua dos carros de Faraó eu te comparo, ó amada minha. O meu amado é para mim como um saquitel de mirra, que repousa entre os meus seios. Eis que és formosa, ó amada minha, eis que és formosa; os teus olhos são como pombas. Eis que és formoso, ó amado meu, como amável és também; o nosso leito é viçoso. Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor. Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor. A sua mão esquerda esteja debaixo de minha cabeça, e a sua mão direita me abrace. Como és formosa, amada minha, eis que és formosa. Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios. Tu és toda formosa amada minha, e em ti não há mancha. Já despi a minha túnica; como a tornarei a vestir? já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar? O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta, e o meu coração estremeceu por amor dele. Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias. O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo de lírios. Essa tua estatura é semelhante à palmeira, e os teus seios aos cachos de uvas. Disse eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; então sejam os teus seios como os cachos da vide, e o cheiro do teu fôlego como o de maçãs, e os teus beijos como o bom vinho para o meu amado, que se bebe suavemente, e se escoa pelos lábios e dentes".

Eu creio que não pode haver poesia, e palavras de amor mais lindas do que estas. O que encontramos nestes versos de amor não tem nada de impuro, mas de amor, um amor não fingido, um amor santo, um amor de um homem e de uma mulher para com sua esposa e seu esposo. Isto é santo, é imaculado quando parte de um coração regenerado. Que Deus instrua a nós homens neste caminho Santo, e nos ensine o que realmente significa amar as nossas esposas como Cristo amou a Igreja, pois conhecemos muito pouco deste amor maravilhoso, e também ensine as nossas esposas a serem submissas aos seus maridos. Esperemos tudo na graça e na misericórdia do Senhor. Amém. 

"Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem a seu pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem" Mateus 19.4-6.

"Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à Igreja" Efésios 5.31-32.

"Eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; quem agradar a Deus escapará dela; mas o pecador virá a ser preso por ela" Eclesiastes 7.26.

"Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol" Eclesiastes 9.9.

"Cova profunda é a boca da adúltera; aquele contra quem o Senhor está irado cairá nela" Provérbios 22.14.

"Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço. Seja bendito o teu manancial; e regozija-te com a mulher da tua mocidade" Provérbios 5.15, 18.

"Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; pelo que, doravante, os que têm mulher, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usasse em absoluto, porque a aparência deste mundo passa" I Coríntios 7.29-31.

"E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" I Tess 5.23.

Retornar